Câmara Municipal será presidida por Hermínio Oliveira no biênio 2023-2024

Textos e imagem: Ascom Câmara

Os vereadores de Vitória da Conquista elegeram em votação realizada na manhã desta quarta-feira, 21, o vereador Hermínio Oliveira (PODE) para presidir a Câmara no biênio 2023-2024. Ao seu lado na Mesa Diretora, o presidente terá o Subtenente Muniz (Avante), como 1º vice-presidente, Adinilson Pereira (MDB), no cargo de 2º vice-presidente, Ricardo Babão (PCdoB), como 1º secretário e Nelson de Vivi (UB) no cargo de 2º secretário.

A chapa foi eleita com 15 votos. A outra chapa obteve 5 votos e era composta por Viviane Sampaio (PT), presidente, Lúcia Rocha (MDB), como 1ª vice-presidenta, Alexandre Xandó (PT), no cargo de 2º vice-presidente, Fernando Jacaré (PT), como 1º secretário e Valdemir Dias (PT) no cargo de 2º secretário.

O vereador Chico Estrella não compareceu à Sessão.

A chapa eleita assume a direção da Casa em 1º de janeiro de 2023.

Viviane Sampaio anuncia que será oposição à nova Mesa Diretora da Câmara

A vereadora Viviane Sampaio (PT) apresentou uma fala de balanço: agradeceu à sua equipe de assessoria e aos apoiadores pela colaboração em 2022; parabenizou o trabalho do presidente Luis Carlos Dudé (MDB), afirmando que foi uma gestão democrática que buscou atender a todos; e felicitou o novo presidente da Casa, o vereador Hermínio Oliveira (PODE), eleito nesta quarta. 

A parlamentar encabeçou a Chapa das Mulheres, que disputou a Mesa Diretora, com a seguinte composição: presidente – Viviane; 1ª vice-presidenta – Lúcia Rocha (MDB); 2º vice-presidente – Alexandre Xandó (PT); 1º secretário – Fernando Jacaré (PT); e 2º secretário – Valdemir Dias (PT). 

Segundo Viviane, o sentimento é de indignação com a eleição de uma Mesa Diretora sem representação feminina. Ela denunciou interferência da prefeita Sheila Lemos (União) no pleito para que nenhuma mulher ocupasse uma vaga na direção da Casa. Diante disso, o grupo resolveu registrar uma chapa de oposição. “Somos contra qualquer ato de machismo e misoginia”, disse ao também condenar uma possível interferência do Executivo no Legislativo. Ela ainda declarou que “serei oposição a essa Mesa Diretora”.

Em sua fala, destacou a proximidade da posse do presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva. “Temos esperança de um novo tempo para o país”, disse. A edil ainda cobrou da prefeitura celeridade nas ações em benefício da população e afirmou que as pessoas estão cansadas das “desculpas” para a falta de trabalho. Viviane ressaltou que o orçamento municipal para o ano que vem será de mais de R$ 1,5 bilhão. “Que cada centavo desse recurso seja voltado para as necessidades da população”, afirmou.  

Xandó critica postura de vereadores na composição da mesa diretora

O vereador Alexandre Xandó (PT), usou a tribuna para falar sobre as eleições da mesa diretora da casa Legislativa. Lembrou que se encerra mais uma ano de trabalho e que “comprovamos que essa casa continua subserviente ao poder Executivo. Segundo ele, “existia a intensão de unir essa casa, para formação de uma mesa mista e quando nos procuraram apontamos que precisávamos de mulheres na mesa diretora”.

Xandó criticou o colega vereador Bibia (MDB), dizendo que o mesmo não tinha palavra. “O vereador Bibia nos chamou para conversar, apontamos Viviane Sampaio (PT) para primeira secretaria e um documento foi assinado. Ele deu sua palavra e ele mostrou que não é homem de palavra e não honrou com sua palavra”.

“Fica claro que não existe possibilidade de construir nada com o senhor  (Bibia) nessa casa”, lamentou o parlamentar falando que houve interferência da prefeita. Citou golpe da ex-presidenta Dilma e disse que Bolsonaro não fez nada. “Mas o povo deu resposta e mostrou que confia no PT elegendo Lula e Jerônimo”.

O vereador finalizou dizendo que “hoje nos deram uma rasteira, assinaram documento e não cumpriram com a palavra, mas 2024 vem aí e vamos assumir essa prefeitura vão nos procurar” e desejou a todos um feliz natal e um 2024 de realizações.

Lúcia Rocha lamenta ausência de mulheres na Mesa Diretora

Já a vereadora Lúcia Rocha (MDB) agradeceu a oportunidade em fazer parte da chapa que disputou a presidência da Casa durante essa sessão. “Não foi nem ao menos ventilado na outra chapa a possibilidade de ter uma mulher na mesa diretora. É a segunda vez que isso ocorre, pois a atual mesa diretora também não tem mulheres”, criticou.

Lúcia também chamou atenção para demandas da zona rural, ressaltando os problemas de infraestrutura que, segundo ela, foram agravados com as últimas chuvas. “Visitei o povoado da Caiçara e a localidade está numa situação muito difícil. A situação é a mesma no Batuque. As duas principais ruas da localidade foram tomadas por uma enorme cratera”, denunciou. Lúcia afirmou que essa situação afeta também os moradores dos bairros mais carentes da cidade. “Os buracos estão por todos os lados e, por isso, quero pedir a prefeita que acelere a operação Tapa Buraco para nos livrar desses transtornos”, afirmou.  Sobre a pavimentação de vias, a vereadora afirmou que “não é por falta de recursos que nossas ruas sofrem com a ausência de pavimentação”.

Lúcia encerrou o pronunciamento desejando um feliz Natal a todos os conquistenses.

Valdemir Dias critica “rasteira” feita pela bancada de oposição

Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, realizada na manhã desta quarta-feira, 21, o vereador Valdemir Dias (PT) líder da bancada de oposição, agradeceu o trabalho realizado pelos colegas parlamentares em 2022, parabenizou o Biênio 2021-2022 e desejou sucesso à nova Mesa Diretora Biênio 2023-2024.

De acordo com o edil, a composição da nova mesa não foi pacificada porque não houve cumprimento da palavra do vereador Edjaime Rosa Bibia (MDB). “Quando a gente dá uma palavra, é a palavra”, criticou. Segundo Dias, essa “rasteira” na bancada de oposição também aconteceu com interferência da prefeita Sheila Lemos (UB), “por isso é necessário ter uma independência da Casa Legislativa”.

“Essa mesa é só de gente da situação, de pessoas que votam nos projetos da prefeita, então, não é uma mesa mista e excluiu a pouca representatividade feminina nessa Casa que é da vereadora Márcia Viviane e da vereadora Lúcia”, criticou.

Ainda em seu discurso, afirmou que a oposição vai continuar firme e forte para fiscalizar os atos do executivo. Ao final, desejou um Feliz Natal aos conquistenses e um 2023 com muita harmonia e pacificidade.

Marcus Vinícius destaca trabalho da Legislação Justiça e Redação Final em 2022

O vereador Delegado Marcus Vinícius (PODEMOS) iniciou o discurso fazendo um balanço das atividades do Legislativo Municipal durante o ano de 2022 e agradeceu ao presidente do Legislativo conquistense, Luís Carlos Dudé (MDB) pela confiança em lhe conceder a presidência da  Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final que, disse ele, analisa todos os projetos de lei que são aprovados pela Casa Legislativa. 

“Todas as leis que são aprovadas nesta casa recebem parecer da comissão. Neste ano 442 projetos foram analisados e conseguimos, pelo segundo ano consecutivo, zerar a lista dos projetos de lei no Legislativo”, disse.

O parlamentar destacou também o trabalho da Câmara como fiscalizadora das obras do executivo municipal e ressaltou a importância de a população estar mais próxima da Câmara Municipal. “É muito importante que a população esteja mais próxima desta Casa, tragam ideias, reclamações para nós trabalharmos ainda mais por vocês e por nossa cidade”, disse.

Por último, o vereador desejou muito sucesso para a nova mesa diretora para o biênio 2023/2024 e agradeceu a todos pela parceria. “Por fim, quero dar boas vindas ao nosso colega e amigo Edivaldo Ferreira Júnior”, encerrou.