COELBA remove toneladas de cabos irregulares em postes da rede elétrica

Camara Vitória da Conquista

Imprensa Coelba

Ações de ordenamento dos cabos são realizadas em todo estado. 

Entre os meses de janeiro a abril, a Coelba removeu mais de 17 toneladas de cabos das empresas de telefonia, internet e TV a cabo instalados de forma irregular nos postes da rede elétrica. Este número é resultado das ações de ordenamento de cabos e fiscalização de segurança feitas pela companhia em todo o estado e que tem como objetivo identificar e retirar fiações inativas, instaladas à revelia da concessionária e que expõe a população ao risco de acidentes.     

Ao todo, a empresa atuou em aproximadamente 7 mil postes. Em uma única ação realizada no bairro de Pituaçu, em Salvador, foram retirados 327 Kg de cabo, o que representa mais de um quilometro de distância em linha reta. Estas ações acontecem de forma contínua em toda a Bahia. Nos últimos quatro meses, foram inspecionados postes em bairros de cidades como Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Itabuna, Salvador, Vitória da Conquista e em diversos bairros mapeados nos 415 municípios atendidos pela Coelba.     

Atualmente, a concessionária compartilha 1.257.870 postes com 75 empresas de telecomunicações. No cadastro da Anatel constam 650 empresas habilitadas para atuar no estado. Por isso, a Coelba atua na remoção de cabos irregulares e de empresas que não possuem contrato com a distribuidora, para garantir que sejam cumpridas as normas de segurança no compartilhamento de postes.  Para as empresas que ainda não estão cadastradas junto à Coelba, a orientação é para que procurem a concessionária de energia para e regularizem seus cabos.    

O compartilhamento dos postes é obrigatório   –  O compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999 e 002/2001, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP), 004/2014 da Aneel e Anatel e 797/2017, da Aneel. De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender à normas técnicas e comerciais específicas.    

Os contratos celebrados entre a Coelba e as empresas usuárias dos postes explicitam detalhadamente todas as obrigações das partes, dentre elas a responsabilidade pela manutenção e fiscalização das redes por parte das respectivas empresas que utilizam os postes. Ou seja, cada empresa é responsável pela fiscalização e manutenção da rede que lhe pertence.    

 A distribuidora de energia fiscaliza     A Coelba é responsável pela fiscalização, operação e manutenção da rede elétrica. Durante a fiscalização da rede elétrica, caso seja identificada irregularidade na fiação de outra empresa, a Coelba notifica a empresa responsável para que seja providenciada a devida manutenção. Quando é identificada situação que envolva a segurança, a Coelba elimina a situação de risco e notifica a empresa responsável para as devidas providências.     

Em 2020, foram gastos mais de R$ 5,7 milhões com o ordenamento de cabos de uso mútuo. Os técnicos da Coelba organizaram 391 quilômetros  de rede e removeram 761 quilômetros de cabos (cerca de 72 toneladas).     

Sobre a Coelba A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).