Concursos públicos devem oferecer 47 mil vagas
Apesar de muitos afirmarem que em ano de eleições não são realizados concursos públicos, o calendário de seleções para 2014 está movimentado, com datas de provas já definidas e editais prestes a serem divulgados. Para se ter idéia a previsão é de 47 mil vagas em todo país, segundo o Ministério do Planejamento.
Entre os concursos mais esperados do ano estão os da Caixa Econômica Federal, Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, Correios, Metrô, Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados, Polícia Federal e Receita Federal.
Seis ministérios tiveram concursos autorizados pelo governo federal: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Ministério da Educação, Ministério da Fazenda, Ministério da Saúde e Ministério do Trabalho e Emprego. No total, são esperadas mais de 6,5 mil vagas.
Como em 2014 haverá eleições para presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais, a Lei 9.505/97 restringe a nomeação, contratação ou admissão do servidor público nos três meses que antecedem o pleito até a posse dos eleitos. A restrição se refere à esfera em que ocorre a eleição, no caso deste ano, no âmbito estadual e federal. Caso a homologação do concurso seja feita até três meses antes das eleições, as nomeações podem ocorrer em qualquer período do ano. Já em âmbito municipal as nomeações ocorrem sem restrições.
Você precisa fazer login para comentar.