Conheça a defesa pessoal que muda a relação das pessoas com o medo e a violência

Imagem Agencia Brasil-EBC

O Dia Nacional do Krav Maga comemora a data da chegada de Grão Mestre Kobi Lichtenstein ao Brasil para difundir a modalidade de defesa pessoal que tem transformado a vida de homens e mulheres de todas as idades

Para conhecer o Krav Maga na Bahia, acesse o site oficial – www.kravmaga.com.br/academias e agende uma aula experimental gratuita

O dia 18 de janeiro foi instituído como o Dia Nacional do Krav Maga, em reconhecimento aos serviços que Grão Mestre Kobi Lichtenstein, o introdutor da técnica no Brasil, tem prestado à população.

A data faz referência ao dia 18 de janeiro de 1990, quando Grão Mestre Kobi chegou ao Brasil, com a permissão do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld, para difundir a técnica na América Latina. De lá para cá, o Krav Maga tem mudado a vida de civís e militares brasileiros.

Trata-se da única arte reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal e não como arte marcial e por isso não há regras e nem competições, somente o objetivo de preparar os praticantes para voltarem em segurança para casa.

A técnica é simples, rápida, objetiva e se baseia nos movimentos naturais do corpo humano.

Os movimentos de defesa visam atingir os pontos sensíveis e vitais do corpo do agressor, como olhos, nariz, garganta, região genital, com técnicas específicas que inutilizam a agressão sem precisar do uso da força, o que possibilita a qualquer pessoa, independentemente de seu sexo, idade ou força física, se defender de agressões vindas de uma ou mais pessoas, armadas ou não.

Do ponto de vista físico, há o estímulo para que os alunos se exercitem diariamente, dentro de seus limites.

Emocionalmente, o Krav Maga forma pessoas mais seguras e atentas.

A prática também influencia no comportamento. Atenção, disciplina e seriedade, saber diferenciar o certo do errado, usar o autocontrole, tudo isso é praticado.

O resultado de tudo extrapola os treinamentos e se reflete na qualidade de vida das pessoas. Hoje, homens e mulheres, civis e militares adotam o Krav Maga.

“O Dia do Krav Maga nos lembra que podemos fazer parte do combate à violência, quando deixamos de ser uma vitima em potencial, por meio do treino constante e com profissionais habilitados”, afirma Grão Mestre Kobi.

Grão Mestre Kobi, o introdutor do Krav Maga na América Latina

Aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld, Grão Mestre Kobi iniciou seus treinamentos aos 3 anos e foi o primeiro faixa-preta de Imi a sair de Israel com a missão de difundir a técnica pelo mundo.

É ex-combatente nas Forças de Defesa de Israel, com MBA em Segurança Nacional pela Israeli College fo Security and Investigation em Hod Hasharon em Israel e Newport University, nos Estados Unidos.

Na cidade do Rio de Janeiro, fundou e hoje dirige a Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM), a precursora do Krav Maga na América Latina.

Por meio da FSAKM, o Krav Maga Mestre Kobi está presente hoje em todo o Brasil, além de México, Argentina, Portugal, Estados Unidos e Canadá.

O Krav Maga Mestre Kobi desenvolve a prática regular no mundo civil e, ao mesmo tempo, a realizar treinamentos para forças de segurança pública e privada, incluindo várias corporações militares e policiais, tais como: Comandos Anfíbios que atuaram nas Olimpíadas em 2016, Segurança Pessoal da Presidência da República, BOPE, entre outros.

Qualidade e responsabilidade

Ao longo destes anos, a Federação Sul Americana de Krav Maga é reconhecida mundialmente por preservar o Krav Maga, sua técnica e seu ensino, exatamente como foi criado, na década de 40 por Imi Lichtenfeld.

Para isso, a formação de seus instrutores segue rígido processo de seleção, qualificação, preparação e avaliação com a participação pessoal de Grão Mstre Kobi em todas as etapas.

Significa que quando o cidadão procura por um Instrutor habilitado pela FSAKM ele estará treinando com um profissional que um dia já foi um monitor, que após alguns anos de aulas de Krav Maga foi indicado para uma preparação de 80 horas em regime fechado para ser aprovado para a função.

Esse monitor auxiliou seu próprio Instrutor até ser indicado ao Curso de Instrutores e aprovado em uma seletiva com avaliação psicotécnica, teste físico e exame técnico.

Significa, ainda, que além das 400 horas do Curso de Instrutores, esse instrutor também cursou matérias complementares de anatomia, fisiologia, nutrição esportiva, primeiros socorros, filosofia das artes marciais e marketing, com carga horária mínima de 20 horas em cada matéria, em instituições reconhecidas pelo MEC; e que foi aprovado nas provas finais do curso e em sua monografia.

“Hoje, esse instrutor ganha mais um degrau em sua trajetória de especialização, que é o primeiro curso de pós-graduação em Instrutores de Krav Maga, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e ministrado por mim”, conta Grão Mestre Kobi.

E completa: “Trata-se da garantia de que seu treinamento será o mais próximo daquele que eu mesmo tive”. 

Sobre o Krav Maga Mestre Kobi – a maior organização de Krav Maga no mundo, a Federação Sul Americana de Krav Maga é referência mundial em qualidade e a precursora do Krav Maga na América Latina.

Conta com representação no Brasil, México, Argentina, Portugal, Estados Unidos e Canadá, onde trabalha pela preservação da filosofia, didática e técnica do Krav Maga, tal como foi criado e ainda é aplicado em Israel.

Para saber mais, acesse: www.kravmaga.com.br 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA: Roberta Provatti – Assessora de Comunicação