Conquista Conectada: Governo Municipal investe em modernização dos serviços públicos e maior interação com as pessoas

Texto e imagens: Secom PMVC

A Prefeitura de Vitória da Conquista está lançando um importante programa de incentivo ao processo de inovação digital e avanço tecnológico do município.

Trata-se do Conquista Conectada, um pacote de iniciativas que visa consolidar a administração municipal como referência na inovação, na desburocratização e nas soluções sustentáveis.

Aplicativo Sefin

As propostas visam potencializar o que já é executado no município. Com essa visão de acompanhar e impulsionar ainda mais o desenvolvimento, a Prefeitura já vem implantando, por exemplo, uma série de mudanças e articulações para a modernização da gestão pública e a conexão com a comunidade, como é o caso da implantação do sistema Conecta Sefin, IPTU Digital,

Tudo Fácil,  matrícula on-line, Vô de Buzu e a recarga digital de passagens, o Governando com as Pessoas, o Brilha Conquista e o sistema Muralha Digital.

Prestação de serviços em qualquer hora e lugar

O Conecta Sefin proporcionou a agilidade do atendimento aos usuários do sistema, no qual os contribuintes podem, de maneira simples, fácil e acessível, realizar solicitações e acompanhar as demandas, gerando não só uma aproximação do cidadão com a gestão do município como também a transparência na execução dos trabalhos.

O programa veio para modernizar e simplificar o acesso aos serviços financeiros oferecidos pela Sefin, de forma eficiente.

Plataforma Sefin

Além disso, o Conecta Sefin contribui com o estabelecimento de alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável criado pelas Organizações Unidas (ONU), como o de número 11, cuja temática trata de “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, ao diminuir o uso de papel e recursos utilizados nos processos.

Como parte dessa proposta, a Prefeitura inovou também ao implantar, em 2025, a modalidade 100% digital dos boletos do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Para aqueles que têm dificuldade ou ainda não têm acesso à internet, a Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin) emite o boleto na modalidade presencial, com o entendimento de que a inovação deve alcançar a todos.

Aliado a isso, foi criado o Fundo Municipal de Modernização da Administração Tributária do Município de Vitória da Conquista – Lei 2.853/2024 – cujo texto discorre que 0,3% do produto da arrecadação dos tributos municipais IPTU, ITBI, ISS e TFF, além de contribuições de órgãos ou entidades públicas e de valores decorrentes de convênios poderão ser utilizados no aprimoramento tecnológico das ações e das atividades de arrecadação tributária.

Já o Portal Tudo Fácil auxilia os pequenos, micros e médios empreendedores na realização de uma série de serviços municipais sem tantas burocracias e com maior agilidade, a exemplo de Alvará de Implantação, Alvará Sanitário, Alvará de Demolição, Certidão de Uso de Solo.

Ao todo, são 128 serviços concentrados nesse endereço eletrônico.

Este mês, foi lançado o Banco de Currículo e Vagas de Empregos, oferecendo oportunidades para quem busca se inserir no mercado de trabalho, além de facilitar a busca das empresas por mão de obra específica.

Para facilitar o acesso e a consulta por informações de linhas de ônibus específicas, por meio de funcionalidades práticas, foi implantado o sistema eletrônico “VodeBuzu”.

Além disso, a Prefeitura modernizou o sistema de bilhetagem eletrônica com a biometria facial e a recarga on-line, por meio de cartão magnético.

Moradora vota pelo celular no Governando com as Pessoas

Outro programa que transformou a forma de dialogar com a comunidade e de executar as ações necessárias no município é o Governando com as Pessoas, no qual a população opina e escolhe obras e serviços a serem priorizados pela Prefeitura por meio de um site específico, expandindo o acesso ao tornar o formato mais democrático.

O sistema que era rodado numa interface cedida por meio de cooperação técnica, ganha este ano uma versão mais moderna e dinâmica, pensada na realidade local.

O próximo passo a ser dado será o lançamento da plataforma Conecta Conquista cujo objetivo é reunir em um único espaço todos os serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal.

O sistema está passando pelos últimos ajustes e testes do projeto piloto antes de ser lançado a toda comunidade.

Inovação da melhor cidade para se viver na Bahia

Vitória da Conquista possui mais de 394 mil habitantes e é considerada a Capital do Sudoeste Baiano.

Parte dessa característica se dá pelos avanços alcançados nos últimos anos em áreas como educação, saúde, desenvolvimento social e inovação, por meio de investimentos em diversos programas, ações e iniciativas oriundos da Prefeitura Municipal.

Nesse sentido, a cidade ganha uma enorme importância dada a pujança e representatividade não só no estado, mas também nacionalmente, ao estampar rankings como o 1º lugar do Índice de Progresso Social (IPS) como melhor cidade para se viver no estado, além da mais segura entre as 10 cidades baianas com mais de 100 mil habitantes, segundo a avaliação do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (DGM).

Estudantes da rede municipal de ensino

Prova disso é o reconhecimento obtido pela Prefeitura ao implantar o sistema de matrículas on-line, que começou em 2021, para crianças de dois a três anos; em 2022, abrangeu a Educação Infantil, e, em 2024, toda a rede.

A iniciativa recebeu no último ano o prêmio “Inovação Tecnológica: Matrículas On-line” da empresa Porvir em parceria com a Mind Lab.

A infraestrutura da cidade também vem recebendo inovações.

Em 2023, foi implantada uma modernização tecnológica voltada à melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes, o programa Brilha Conquista que realizou a substituição de 100% da iluminação pública por luzes de led que têm vida útil cinco vezes mais que as lâmpadas antigas de vapor de sódio.

Na Zona Rural, já houve avanço de mais de 90% do programa.

As luzes de led garantem uma economia de aproximadamente 50%, o que é favorável tanto para o meio ambiente quanto para os cofres públicos, com uma iluminação mais clara, moderna e uma economia aos cofres públicos que chega a mais de 45%.

Programa Brilha Conquista

Com a implantação do projeto, a Prefeitura se antecipou às recomendações do Ministério de Minas e Energia (MME) de modernizar a iluminação pública do país até 2025.

Na substituição das lâmpadas não houve qualquer tarifa extra para a população conquistense, tendo seus custos providos pela Contribuição de Serviço de Iluminação Pública (Cosip), tributo já incluso nas contas de energia elétrica e repassado pela Coelba à Prefeitura, que o reinveste na instalação e manutenção da iluminação pública do município.

Para o gerenciamento do sistema de iluminação, por meio do Programa Brilha Conquista, foi lançado também um aplicativo que está disponível gratuitamente para todos os tipos de celulares com acesso à internet.

Através da plataforma, as pessoas podem informar à empresa, em tempo real, demandas como problemas técnicos ou a necessidade de substituição de alguma luminária.

Muralha Digital

Outro projeto inovador que está em curso em toda a cidade e busca transformar o município em exemplo de cidade inteligente é o sistema Muralha Digital.

Com ele, são disponibilizados diversos recursos de tecnologia e inovação que permitem intervenção em tempo real e rápida na prevenção de acidentes e no socorro às vítimas, além de ajudar no combate à criminalidade.

O Muralha Digital integra as ações da Guarda Municipal, do Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans), da Coordenação de Transporte Público e da Defesa Civil, proporcionando suporte operacional em situações de rotina e emergências.

O sistema conta com equipamentos monitor de regularidade de situação cadastral de veículos automotores do tipo 1 e 2, alerta de irregularidades, sistema de processamento e gestão operacional, com capacidade de armazenamento de eventos durante um ano e de vídeo por 30 dias.

São nove equipamentos medidores de velocidade e 50 câmeras de videomonitoramento colocadas em pontos estratégicos, parte desses equipados com a tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), que lê e identifica placas de veículos, transmitindo essas informações em tempo real à CICC. 

Como parte dessa proposta, a gestão do município também propõe a reforma administrativa a fim de atender as necessidades e aproximar-se da realidade da cidade.

Os projetos são apreciados pela Câmara de Vereadores.