Conselho Estadual de Trânsito lança o projeto Fé no Trânsito

Camara Vitória da Conquista

Margareth Gramacho, presidente Conselho Estadual de Transito.  

Iniciativa visa parcerias com líderes de instituições religiosas para atuarem como multiplicadores dos conceitos de segurança viária.

 O Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) lança o projeto Fé no Trânsito, que visa a implantação de ações estratégicas como cursos, palestras e outros eventos educativos, com o objetivo de formação, conscientização e sensibilização de condutores e pedestres para um trânsito mais seguro.

No lançamento do projeto, nesta terça-feira (23), no Centro Administrativo da Bahia, o Cetran reunirá líderes religiosos de várias instituições para que atuem como multiplicadores e disseminares dos conceitos de segurança viária entre suas comunidades.  

O evento de lançamento do projeto será realizado a partir das 14h, no auditório do Espaço Crescer, na Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), no Cab.

O Cetran é um órgão colegiado, normativo, consultivo, deliberativo e coordenador do Sistema Nacional de Trânsito no Estado na Bahia.  

O Conselho Estadual de Transito instituiu Comitê Gestor de Segurança Viária da Bahia (CGSV), que possui entre suas atribuições o aperfeiçoamento da segurança viária no Estado e a redução de mortos e feridos em acidentes de trânsito, como prevê o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).  

O Pnatrans tem como meta a redução de, no mínimo, 50% das mortes e lesões no trânsito, até o ano de 2030. Para conseguir reduzir os números de acidentes e alcançar a meta, o Comitê Gestor de Segurança Viária, vem firmando parcerias com diversas organizações para desenvolvimento de um projeto conjunto de formação e sensibilização para um comportamento mais seguro no trânsito.   

Nesse sentido, o projeto Fé no Trânsito prevê a realização parcerias com instituições religiosas, com o apoio de líderes espirituais de várias vertentes para que eles atuem como multiplicadores e disseminares nas suas comunidades. “Entendemos que instituições religiosas possuem os requisitos para essa parceria potencial, quer por sua capilaridade, considerando o número de pessoas que alcança em todas as cidades do Estado, quer pela confiabilidade de seus líderes, no sentido de influenciar a mudança de comportamento de sua comunidade”, explicou Margareth Gramacho, presidente Conselho Estadual de Transito.  

Além dos líderes religiosos, o lançamento do projeto também terá a participação de representantes do Detran, Secretaria de Insfraestrutura, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e de órgãos executivos de transito dos municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (73 cidades integradas ao SNT na Bahia).  

O evento vai contar ainda com três palestras: A professora Gisele Lousada , que vai abordar o tema Sistema de crenças e valores que impactam no comportamento humano e possíveis estratégias para mudança de atitude; o capitão PM Jorge Lopes Santos Junior, que vai falar sobre Situação da segurança viária no Estado da Bahia; o coordenador de Trânsito de Vitória da Conquista, Tiago Barros, que vai para compartilhar a experiência do trabalho desenvolvido nas instituições religiosas sobre o assunto trânsito.