Cri.Ativos da Favela chega em Salvador com formação gratuita para jovens em audiovisual e inteligência artificial

Texto e imagem: Grupo HEINEKEN

Iniciativa do Instituto HEINEKEN, em parceria com Favela Filmes e CUFA, promove inclusão, criatividade e tecnologia na capital baiana

Salvador, maio de 2025 – Salvador será palco da nova etapa do Cri.Ativos da Favela, programa que une criatividade, capacitação e tecnologia para promover oportunidades e perspectivas para jovens com potencial criativo.

A trilha terá início em maio, com duração de quatro meses e possibilitará que jovens mergulhem no universo do audiovisual e da inteligência artificial, desenvolvendo novas habilidades e ampliando suas perspectivas de futuro. 

A iniciativa é uma realização do Instituto HEINEKEN, Favela Filmes e Central Única das Favelas (CUFA), e já impactou 180 jovens em São Paulo e no Rio de Janeiro desde seu lançamento, em 2023.

Agora, chega a Salvador com o propósito de ampliar o acesso de jovens ao mercado criativo, abrindo portas onde antes havia barreiras. ]

“Trazer o Cri.Ativos da Favela para Salvador é reconhecer o quanto o talento da juventude baiana já existe — o que muitas vezes falta é oportunidade, ferramentas e acesso.

Em uma cidade que respira cultura e criatividade, nosso objetivo é contribuir para que mais jovens tenham perspectiva de futuro e novas possibilidades para acessar lugares que nem sempre estiveram abertos e ao alcance desses jovens de potencial criativo.

Essa é uma ação que transforma trajetórias, fomenta inclusão e fortalece o talento e a vivacidade cultural da favela”, afirma Vânia Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN. 

O curso será realizado na sede da Favela Filmes em Lauro Freitas, região metropolitana de Salvador.

A trilha formativa será dividida em diferentes módulos: inteligência artificial aplicada ao audiovisual; criação de roteiro; direção de fotografia; operação de câmera e Gaffer e maquinaria.

Além disso, captação de áudio; trilha sonora; edição de vídeo, e desenvolvimento pessoal e social com conteúdo sobre autoconhecimento, consumo responsável, cidadania e empreendedorismo. 

Os jovens terão acesso a equipamentos profissionais e ao laboratório de audiovisual, e contarão com acompanhamento psicossocial durante toda a jornada.

Após a conclusão do curso, os jovens ainda poderão acessar os laboratórios do projeto, ampliando suas possibilidades de atuação por meio de trabalhos autorais, produção de portfólio e oportunidades como freelancers. 

“Estamos perto de começar uma nova turma do Cri.Ativos da Favela, um projeto incrível que nasceu em 2023, em São Paulo com o propósito de transformar a vida desses jovens.

Iniciar a nova turma de 2025 fora do eixo Rio de Janeiro e São Paulo é maravilhoso.

Demonstra que nosso objetivo e propósito vêm sendo ampliados e que estamos proporcionando oportunidades para diversos jovens. A Bahia é um lugar que respira cultura e arte.

Temos certeza de que vamos potencializar ainda mais os talentos do audiovisual por aqui”, diz Debora Freire, coordenadora Cri.Ativos da Favela. 

Cri.Ativos da Favela integra a estratégia do Instituto HEINEKEN de promover equilíbrio social por meio de iniciativas de transformação, capacitação e inclusão produtiva nos territórios onde atua.

Na Bahia, essa presença vem se consolidando com ações como o programa Esse Verão é Meu, voltado à qualificação de vendedores ambulantes, e a expansão do Conexão Cidadã, que apoia o fortalecimento do trabalho de catadores de materiais recicláveis na região.

O Instituto está dedicado ao aprofundamento da atuação nos territórios em que está presente — com foco na qualidade do impacto, no fortalecimento das redes locais e na geração de transformação real e duradoura. 

“Trazer o Cri.Ativos da Favela para Salvador é de extrema importância para a CUFA Bahia.

Temos grandes talentos que serão lapidados por um time de professores incríveis, sem contar a experiência prática que eles viverão nos próximos quatro meses.

Acredito que esta será a primeira turma de muitas aqui em Salvador”, diz Marcio Lima, presidente da CUFA Bahia. 

“As aulas foram muito impactantes para mim, ver que é possível foi o que mais me impressionou, pensar todo o conceito por trás de projetos tão grandes é o que me motiva hoje.

Tivemos acesso a profissionais de calibre pesadíssimo”, diz Bernardo Moreira, de 26 anos, que participou da turma do Cri.Ativos de 2024. 

As inscrições já estão abertas.

Para participar, basta acessar o link: https://forms.gle/13fYi261cqsYz2hC8  

O Cri.Ativos da Favela em Salvador tem patrocínio do Instituto HEINEKEN e do Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. 

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil    

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA.

Em 2017, fortaleceu sua presença no país com a aquisição da Brasil Kirin, consolidando-se como o segundo maior player do mercado brasileiro de cervejas.

Hoje, a companhia emprega mais de 13 mil pessoas e opera 13 unidades produtivas – sendo 11 cervejarias e duas microcervejarias – além de construir sua 14ª cervejaria em Passos (MG). 

Com sede em São Paulo, o portfólio da companhia inclui marcas como Heineken®, Amstel, Amstel Ultra, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Devassa, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes.

No segmento de não alcoólicos, estão presentes Heineken® 0.0, Sol Zero, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. 

O Grupo HEINEKEN no Brasil é subsidiário da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Mais informações em www.heinekenbrasil.com.br e nos perfis da companhia no LinkedIn e Instagram.