Curso de Medicina em Brumado abre seleção para bolsas de estudo integrais

Moradores de Brumado e de mais 20 cidades do entorno podem participar do processo seletivo. Confira os pré-requisitos e como se inscrever
Com o objetivo de ampliar sua contribuição para a redução das desigualdades de acesso à formação médica, o Centro Universitário UniFG, parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país, oferta cinco bolsas de estudo integrais para o curso de Medicina em Brumado.
A seleção acontece por meio do Programa Mais Médicos e as vagas são para ingresso no primeiro semestre de 2026.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente no processo seletivo até o dia 30 de setembro, por meio do site https://shre.ink/tyGH.
As bolsas contemplam os valores relativos às mensalidades, matrícula e rematrículas.
Ou seja, os estudantes selecionados terão a chance de cursar toda a graduação em Medicina de forma gratuita.
A seleção será feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em critérios socioeconômicos.
Serão aceitas as notas do Enem dos candidatos que participaram das edições de 2019 a 2024 e que tenham obtido nota igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas do Enem e igual ou superior a 50 na redação.
Para concorrer à uma das bolsas é necessário, ainda, que o candidato não seja portador de diploma de ensino superior, possua renda familiar per capita bruta que não exceda o valor de até um salário mínimo e meio (R$ 2.277,00 em valores atuais) e seja residente há pelo menos 12 meses em algum dos municípios que compõem o Núcleo Regional de Saúde (NRS) de Brumado.
Além de Brumado, o NRS é composto pelas cidades de Aracatu, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.
Do número total de bolsas, duas serão destinadas a candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos).
Mais detalhes referentes ao processo seletivo podem ser consultados no Edital, disponível no mesmo site da inscrição.
Sobre a Inspirali
Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima e é uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 15 instituições localizadas em São Paulo, Piracicaba, São José dos Campos e Cubatão (SP), Belo Horizonte e Vespasiano (MG), Salvador, Irecê, Jacobina, Guanambi e Brumado (BA), Florianópolis e Tubarão (SC), Natal (RN) e Tucuruí (PA).
As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano.
Os alunos são incentivados a participarem de ações humanitárias para vivenciarem uma experiência fora de sala de aula e realizam atendimentos, desde as primeiras fases, às comunidades nos 14 Centros Integrados de Saúde (CIS) e diversos hospitais, em parceria com o SUS.
Sobre a UniFG
Com 22 anos de história completados em 8 de novembro de 2024, a UniFG desenvolve ensino, pesquisa e extensão através dos seus mais de 30 cursos de graduação ofertados nas cidades baianas de Guanambi e Brumado.
Dona de conceito institucional máximo (nota 5) no Ministério da Educação (MEC), a UniFG é responsável pela formação de milhares de profissionais em diversas áreas do conhecimento.
Em 2020, a UniFG se integrou ao maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, que tem mais de 300 mil alunos e quase 20 anos de história.
Em 2022, a instituição inaugurou um novo campus em Brumado e lá iniciou as atividades do primeiro curso de Medicina da região.
Alunos de Medicina dos municípios em que a UniFG atua ainda contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica do país.
Atualmente, o centro universitário tem 18 cursos com notas 4 ou 5 na avaliação do MEC, entre eles Direito, Estética e Cosmética e Odontologia, estes, que obtiveram nota máxima do órgão.
Em 2022, recebeu 45 estrelas (distribuídas em 14 cursos) na edição do Guia da Faculdade, plataforma que avalia cursos de ensino superior país afora.
Desde 2012 recebe o selo de instituição socialmente responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que reconhece instituições que promovem projetos sociais nas áreas de saúde, educação, cultura e meio ambiente, entre outros.
Saiba mais em www.centrouniversitariounifg.edu.br
Você precisa fazer login para comentar.