Defesa Civil divulga dados de precipitação registrados em Vitória da Conquista

Texto e imagem: Secom PMVC

A Defesa Civil de Vitória da Conquista divulgou, nesta quinta-feira (5), o boletim atualizado com os volumes de chuva registrados em diferentes pontos do município nesta quinta-feira.

Os dados são baseados nos pluviômetros monitorados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

De acordo com o levantamento, o maior volume de precipitação foi registrado no bairro Lomanto Júnior, com 40 mm.

Na sequência, os bairros Recreio e Centro apresentaram acumulados de 35 mm e 34 mm, respectivamente.

No bairro Patagônia, o volume registrado foi de 23 mm, enquanto o Bruno Bacelar contabilizou 14 mm.

A média de precipitação no município foi de 29,20 mm.

Os dados foram atualizados às 14h de hoje.

A Defesa Civil segue monitorando as condições climáticas e reforça a importância de a população acompanhar os comunicados oficiais.

Em caso de necessidade, o órgão pode ser acionado pelos canais oficiais do município.

Imagem defesa civil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido um alerta amarelo (perigo potencial) para Vitória da Conquista, em razão da previsão de chuvas intensas acompanhadas de ventos moderados.

O aviso teve início às 9h24 desta terça-feira (4) e segue válido até as 10h de sábado (7).

Apesar da classificação, o alerta aponta baixo risco para ocorrências.

O município estava em alerta laranja até as 23h59 de hoje, porém o Inmet reforça que os avisos meteorológicos podem ser atualizados a qualquer momento, conforme a evolução das condições do tempo, e recomenda que a população acompanhe os canais oficiais de informação.

De acordo com o instituto, durante o período de vigência do alerta, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 mm por dia, além de ventos com velocidade entre 40 e 60 km/h.

Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e de descargas elétricas, além de evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Também é orientado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período de instabilidade climática.

Para mais informações ou em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil, pelo telefone (77) 3229-3456/ WhatsApp (77) 98856-5070 ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.