Deputada Talita Oliveira destaca força da economia de Vitória da Conquista na ALBA
Com “orgulho e satisfação”, a deputada Talita Oliveira (PSL) parabenizou Vitória da Conquista, que comemora nesta terça-feira (9) mais um aniversário de emancipação política e administrativa. Com população estimada em 341,1 mil habitantes, o município, além de apresentar “grande dinamismo econômico”, é um lugar “encantador”, tanto por sua beleza, quanto pela sua população acolhedora, considerou a deputada na moção de congratulações que protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia.
Até a década de 1940, a base econômica do município era a pecuária extensiva. A partir daí, a estrutura econômica e social entrou em um novo estágio, com o comércio ocupando lugar de destaque na economia local. Em função de sua privilegiada localização geográfica, com a abertura da estrada Rio-Bahia (atual BR-116) e da estrada Ilhéus-Lapa, Vitória da Conquista pode integrar-se às outras regiões do Estado e ao restante do país, e “passou a polarizar quase uma centena de municípios do centro-sul da Bahia e norte de Minas”.
No final dos anos 1980, o município realçou sua característica de polo de serviços, contou Talita, adiantando que houve uma expansão na Educação, na rede de Saúde e no comércio, que cresceu tornando a cidade a terceira economia do interior baiano. Paralelamente à expansão da lavoura cafeeira, a inclusão do polo industrial passou a ser importante para a cidade, com a criação do Centro Industrial dos Ymborés.
Nos anos 1990, os setores de cerâmica, mármore, óleo vegetal, produtos de limpeza, calçados e estofados entraram “em plena expansão”. A cidade conta, hoje, com um comércio forte, grande número de empresas, além de conjuntos comerciais. Segundo o documento legislativo, o “expressivo comércio” abrange todo o centro-sul da Bahia além do norte de Minas Gerais, influenciando uma população de pouco mais de dois milhões de pessoas, o que coloca Vitória da Conquista entre os 100 maiores centros urbanos do país.
Na análise da legisladora, mesmo enfrentando as diversidades impostas pela pandemia, Vitória da Conquista ainda é sinônimo de progresso e desenvolvimento. A cidade, considerada a terceira maior Estado, “possui um dos PIBs que mais cresce na região”.