Dia cheio com música e dança na programação festiva pelo Dia da Mulher
Música, dança e alegria marcaram a tarde desta quarta-feira, no Centro Cultural Glauber Rocha. Aulas de zumba e de swing baiano e a apresentação musical do grupo Samba de Roda Sambadeiras do Beco de Dola abriram a segunda parte da programação, que se estendeu até às 18h, com a oferta de diversos serviços e atividades culturais e educativas.
Há 10 anos, as Sambadeiras do Beco de Dola se reúnem para fazer samba de roda. “Para mim, foi maravilhoso participar desse evento tão maravilhoso. Principalmente porque hoje é o Dia Internacional da Mulher, e ver tanta mulher junta e reunida é um sinal que nós temos força, e muita força”, disse Edineide Gonçalves, integrante do grupo.
Do público, Vanderleia Marina mal chegou ao Centro Glauber Rocha e já caiu no samba, ao lado de sua filha, Riana. “Tá uma maravilha, eu vou ficar até acabar”, disse. Mineira, ela contou que vive no município há 16 anos. “Eu amo Conquista”, completou.
Integrante do Cras Miro Cairo, Carmelita Pereira Oliveira veio do bairro Recanto das Águas para celebrar o Dia da Mulher na programação especial da Prefeitura. “Tá muito movimentado, tá bom demais. Eu adorei”, avaliou.
Mulheres que inspiram – Também no início da tarde, entre uma apresentação e outra, a servidora do Deserg, Ana Paula dos Santos, subiu ao palco para participar do momento “Mulheres que Inspiram”, espaço dedicado a dar voz a mulheres conquistenses que desejam compartilhar um pouco da sua trajetória e trazer uma mensagem de motivação.
“Eu sou mãe, sou mulher preta e periférica, que encontrou no trabalho e na educação uma forma de sobrevivência e resistência. Desde cedo, eu entendi o meu lugar e não me abati pelos olhares que disseram que eu não iria conseguir. Eu quero que todas vocês que estão aqui saibam que há um novo horizonte, e é por cada uma de vocês que hoje estamos conseguindo conquistar o nosso espaço, pois queremos igualdade de direitos, que a sociedade esteja preparada para a revolução que iremos fazer”, destacou.
Secretaria Municipal de Saúde oferta mais de dois mil exames
Dentro da programação do evento de celebração do Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou o agendamento de mais de dois mil exames e procedimentos pela Central de Regulação, entre mamografias, ultrassons de mama, transvaginal, tireóide, eletrocardiogramas, exames laboratoriais, dentre outros com agendamento disponível.
O médico e secretário municipal de saúde, Vinícius Rodrigues, que também prestou atendimentos de ortopedia no evento, ressaltou que essa é uma grande oportunidade de aproximar a comunidade da administração. “É o Dia da Mulher e é importante oferecermos isso de forma pontual aqui nesse evento, porque, assim, a gente traz a população para perto e ela podem ver que o trabalho é sério. Muita gente está sendo atendida e já estamos pensando em fazer outras ações parecidas durante o ano para que a gente possa desafogar um pouco a nossa rede, que precisa, de fato, de ações de ampliação de atendimento e diminuir as filas”, destacou Vinícius.
Dentro da programação do evento, a SMS realiza ainda o dia D de combate e prevenção ao câncer de útero, que é o foco da campanha Março Lilás. Para hoje, estão sendo ofertados para as mulheres mais de 120 exames preventivos ginecológicos , que rastreiam possíveis alterações nas células do colo do útero.
Aula de mecânica no Glauber Rocha
As mulheres tiveram um dia cheio de atividades no Centro Cultural Glauber, onde mais de 40 estandes foram montados pela Prefeitura para oferecer os mais diversos serviços nas áreas de saúde, bem estar social, estética e outras ações voltadas para o público feminino.
Mas, além dessas atividades, a mulherada também teve a oportunidade de aprender dicas de mecânica, por meio de uma aula prática oferecida pelos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
A advogada Bárbara Tigre participou da aula como forma de incentivar outras mulheres a aprender coisas básicas, como, por exemplo, trocar um pneu, pois é cada dia maior o número de mulheres que possuem carro. “Eu sou filha de pais motoristas que atuam fazendo o transporte escolar e com eles eu aprendi várias coisas, como trocar o pneu, e já ensinei a várias amigas, porque isso nos dá independência e evita que coloquemos a vida em risco ao pedirmos ajuda a estranhos”, disse, acrescentando que uma oficina como essa mostra que mulher é capaz de aprender qualquer coisa, basta ter oportunidade para isso.
Outra que acompanhou a aula foi Sônia de Castro. “Muito bom e importante isso aqui pra todas nós mulheres. Se a gente dirige, é importante que aprenda coisas básicas para não passarmos apertos, pois tem homem que joga na nossa cara quando a gente não consegue fazer isso. Hoje, a mulherada faz tudo, mulher não é só pra pilotar fogão, ela consegue se resolver muito bem em tudo que decide fazer”, afirmou.
A agente de trânsito, Andréia Carla (foto), destacou que a ação teve como objetivo incentivar a troca de pneu e mostrar que a mulher é capaz de fazer esse trabalho sem dificuldade. “A mulher é tão empoderada que a gente acredita que a única coisa que faltava era aprender a trocar pneu, por isso decidimos oferecer essa aula básica, e me surpreendi com a participação da mulherada. Elas arrasaram!”, ressaltou.
Aulas de Zumba
As aulas de Zumba do Projeto Educarte animam o público feminino no Centro Cultural Glauber Rocha, na programação especial pelo Dia Internacional da Mulher. Tanto no turno da manhã como a tarde, o público aproveita para se exercitar dançando.
Servidor da Educação e professor de Zumba no projeto Educarte, Kléber Santos disse que foi uma honra animar as mulheres nesta data especial. “A aula de Zumba ajuda as mulheres na questão da autoestima. Eu atuo pela Smed há 4 anos e desde então tenho feito novas amizades, novos alunos e eles dizem que a dança traz algo tão especial que é difícil de descrever. A dança pode proporcionar alegria, diversão e para mim é um prazer trabalhar como gerador de sorrisos”.