Dia do Estagiário: como se destacar e aumentar as chances de efetivação no mercado de trabalho

Texto e imagem: BRZ Content & Marketing.ssessoria de imprensa: Letícia Maciel | Sara Teixeira

Segundo especialista em recrutamento de estagiários, comportamentos como proatividade e alinhamento à cultura organizacional aumentam as chances de efetivação.

Na EvoEstágios, 40% dos jovens são efetivados em menos de quatro meses.

Celebrado na próxima segunda-feira (18), o dia do estagiário reforça a importância de investir na formação de jovens talentos como estratégia para reter profissionais, desenvolver habilidades e fortalecer a cultura organizacional.

Para empresas, o estágio é uma oportunidade de preparar futuros colaboradores desde o início da carreira.

Já para os estudantes, é a porta de entrada para conquistar experiência e espaço no mercado de trabalho.

Igor Moreira, CEO da EvoEstágios, franquia especializada em recrutamento e seleção de estagiários traz dicas de como o jovem pode se destacar.

Dados da Associação Brasileira de Estágios revelam que, no Brasil, cerca de 20 milhões de estudantes estão aptos a estagiar, mas apenas 1,1 milhão, ou 5,5%, conseguem uma vaga.

O estudo também aponta que entre 40% e 60% dos estagiários são efetivados ao final do contrato.

Na EvoEstágios, especializada em recrutamento e seleção, aproximadamente 40% das contratações são efetivadas em menos de quatro meses, segundo o CEO Igor Moreira.

“O estágio permite que a empresa desenvolva o jovem profissional desde cedo, alinhando-o aos processos internos, valores e cultura organizacional. Isso reduz a necessidade de novos recrutamentos, otimiza a retenção e diminui custos”, afirma

De acordo com o especialista, os jovens que se destacam apresentam comportamentos alinhados ao que os líderes valorizam.

“O primeiro passo é entender a cultura da empresa e agir de acordo com ela.

Buscar capacitação constante, mostrar interesse pelo aprendizado e ter fit cultural são diferenciais.

Entre as atitudes mais valorizadas estão: a proatividade, já que o estagiário pode identificar um problema, comunicar ao líder e, com orientação, buscar soluções.

Pontualidade e responsabilidade também fazem diferença, pois demonstram comprometimento.

Além disso, saber se comunicar de forma clara e adequada e mostrar interesse genuíno em permanecer na empresa, indo além das tarefas básicas, aumenta significativamente as chances de efetivação”, explica.

Para Igor Moreira, o estágio é mais do que um período de experiência, é um momento de construção de carreira.

“O jovem que encara o estágio como uma oportunidade de crescimento e não apenas como uma obrigação acadêmica já está à frente.

As empresas buscam profissionais comprometidos e alinhados aos seus valores, e isso pode começar no primeiro dia de estágio”, conclui.

EvoEstágios

A EvoEstágios é uma franquia associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF), especializada na seleção, gestão de estagiários e no recrutamento para vagas efetivas.

Em 2021, foi destaque na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios como uma das melhores opções de franquia para trabalhar em casa. 

Com 190 unidades distribuídas em 17 estados e no Distrito Federal, a rede está presente em todo o Brasil. Seu sistema de autogestão torna o processo de contratação mais ágil, simplificado e assertivo, garantindo soluções eficientes tanto para empresas quanto para candidatos.

Com mais de 30 mil estagiários contratados desde 2020, a Evo conecta talentos a empresas de forma humanizada, eficiente e alinhada às necessidades do mercado. Saiba mais em https://evoestagios.com.br/