Dia Internacional da Reciclagem: COELBA retira mais de 2,9 mil toneladas de residuos
Projeto Vale Luz foi iniciado na Coelba em 2008, já atendeu mais de 20 mil clientes e concedeu mais de R$ 600 mil em descontos na fatura de energia.
Iniciativa, regulada pela Aneel, também já facilitou a substituição de aproximadamente 65 mil l lâmpadas ineficientes por LED para os clientes
No dia em que o mundo celebra o Dia Internacional da Reciclagem, a Coelba divulga o balanço do Vale Luz, projeto que há 13 anos troca materiais recicláveis por descontos na fatura de energia, e já retirou mais de 2,9 toneladas de resíduos do meio ambiente. Lançado em 2008, a iniciativa beneficiou mais de 20 mil clientes, o total de material recolhido representou um desconto de R$ 657.961,45 concedido.
Além da troca de resíduos sólidos recicláveis por descontos da conta de luz, o Vale Luz também beneficia os clientes com a substituição de lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e com vida útil estimada em 10 anos. De 2008 até agora, aproximadamente 65 mil lâmpadas de LED foram trocadas junto aos consumidores nos pontos de coleta do Vale Luz.
Incentivado pelo desconto na fatura de energia, o cliente realiza o descarte correto do material, ajuda o meio ambiente e também cooperativas de reciclagem e catadores associados ao projeto. Para Ana Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética, além de já ter com foco principal na economia de energia, o Vale Luz tem relevância econômica ainda mais significativa durante a pandemia da Covid-19 para as famílias que participam.
“É um apoio direto à economia doméstica, beneficiando os clientes com redução do valor da conta, gerando economia de energia com a troca da lâmpada e na fabricação de alumínio, papelão e outros materiais reciclados e preservando o meio ambiente”, lembra a gerente.
Tipos de resíduos aceitos no Vale Luz
São aceitos materiais como papelão, papel de escritório, jornais, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, vidro, latas de refrigerantes e de outros produtos alimentícios. Pode ser entregue também óleo de cozinha, que deverá estar filtrado e dentro de uma garrafa PET transparente. Além disso, o projeto recebe resíduo eletrônico, incluindo televisão, celular, teclado, entre outros. As informações sobre todos os postos de atendimento e acompanhamento dos créditos podem ser acessadas no aplicativo Vale Luz, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, e também no site da Coelba.
O projeto possui três modalidades de atendimento: Comunidade (voltado para clientes residenciais), Condomínio e Empresa. No Vale Luz Comunidade, os consumidores podem separar os materiais e entregá-los nos postos de atendimento e o crédito será concedido na fatura seguinte. Nas modalidades Condomínio e Empresa, o Caminhão Vale Luz é responsável pela coleta. O desconto é aplicado na conta de luz do condomínio e, no caso das empresas, o abatimento no valor beneficia instituições sem fins lucrativos escolhidas por elas.
Desde março de 2021, o Vale Luz também faz visitas aos municípios do interior do estado, realizando atendimentos na modalidade porta a porta para recolher os resíduos e fazer a troca das lâmpadas. Até o final de abril, 15 municípios já receberam a visita do projeto.
A programação mensal desta nova modalidade e dos pontos de coleta do projeto pode ser consultada no site da Coelba, clicando aqui.
Sobre a Coelba
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).