Diretores de escolas: maior participação das famílias
A grande novidade nesta eleição é que o Governo da Bahia ampliou para 55% o peso dos votos dos alunos e dos pais. A iniciativa integra o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que propõe maior integração das famílias na escola, pela melhoria da educação pública. A participação da família no processo eleitoral também ganha força, sobretudo, com a atuação do Colegiado Escolar, conselho formado pelo gestor, professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis pelos estudantes, que se reúnem mensalmente para colaborar com a melhoria da escola e cuja eleição dos membros também foi realizada este ano nas escolas.
Dona Lindimeire Gomes dos Reis é mãe de aluna e membro do colegiado escolar do Colégio Estadual Helena Matheus, localizado do bairro São Cristóvão, em Salvador. Ela está tão engajada que convida os vizinhos e amigos pais de alunos para que possam votar. “É indispensável que todos os alunos e pais se envolvam no processo de eleições para saber quem irão escolher, pois, é um direito nosso de exercer o papel de cidadão”, afirmou.
A líder do colegiado escolar Michaele Cruz dos Santos, 14 anos, que cursa o 1º ano do Ensino Médio, também está mobilizando pais de alunos e outros colegas para participarem da votação. “Temos que avaliar as propostas e planos dos candidatos para ter certeza de nossa escolha”, aconselha. Já a líder de classe Danielle Souza, 15 anos, do 1º ano, acredita que “é muito importante nos unirmos para juntos acompanharmos as ações e atividades que contribuem para o desenvolvimento da gestão escolar”.
Para a líder de classe, Juliana Oliveira, 17 anos, do 3º ano do Ensino Médio, este é um processo democrático muito importante. “É um privilégio ter a oportunidade de participar de uma eleição com a integração de pais, alunos e funcionários, com o objetivo de trazer melhorias para a escola, que é onde passamos boa parte do nosso tempo”.
Vale destacar que os candidatos aos cargos de diretores escolares (professores e coordenadores pedagógicos) fizeram uma prova de certificação. Além de testar habilidades e conhecimentos nas áreas de gestão pedagógica, a certificação qualifica o candidato para a função de gestor escolar.