Economia Solidária oferece cursos para associados
Os empreendedores da Economia Solidária estão recebendo do Governo Municipal mais um estímulo à produção. Até o fim do ano, eles participam de vários cursos artesanais, na Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre). Os de frivolité e corte/costura, ambos com 40h, começaram na última semana. Eles também assistiram a palestras sobre: Formação de Preço e Gerenciamento de Produtos.
“Esses cursos são oferecidos para aquelas pessoas que fazem parte das associações ligadas à Economia Solidária e tem em média 25 alunos. Haverá uma segunda etapa no próximo ano e devemos capacitar mais de 180 membros da Economia Solidária”, explicou a gerente de Economia Solidária, Ivonete de Oliveira.
A artesã conquistense Edmária Maria Santos teve a oportunidade de conhecer o frivolité em um congresso de Economia Solidária realizado na própria Semtre. “Foi paixão à primeira vista. Soube deste curso e, pela primeira aula, estou amando. Vi as amostras que a professora trouxe me encantei, são coisas perfeitas”, disse Edmária.
Já a mineira Maria do Socorro Rebouças está há oito anos em Conquista e trabalha com flores de tecidos e outra artes. Ela está fazendo o curso de corte e costura para se aperfeiçoar. “Eu tenho aprendido através destes projetos da Prefeitura. Tem ajudado bastante, não só eu como outras colegas falam a mesma coisa”.
Sirlene Ferraz está há dez anos no Grupo de Economia Solidária, apoiado pela Administração Municipal, e já fez vários cursos oferecidos pela Prefeitura e outros órgãos governamentais. “Os cursos são ótimos, já ajudam em casa. Sempre participo das feiras de Economia Solidária”, disse a artesã.
No dia 30 deste mês começam os cursos de Bonecas de Pano com 30h, Macramê com 40h e Patch Aplique com 30h.