Embrapa café lança curso gratuito sobre manejo
Embrapa Café lança curso sobre Manejo Integrado de Pragas e Nematoides na Cafeicultura
Conheça o acervo de publicações da Embrapa Café e baixe os arquivos pelo link https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes.
Acesse também todas ANÁLISES e notícias da cafeicultura no Observatório do Café.
Leia esta DIVULGAÇÃO na íntegra na página da EMBRAPA CAFÉ e do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café.
Curso online e gratuito destinado a produtores, estudantes e profissionais pode ser acessado AQUI
Terceiro curso
Embrapa Café lança seu terceiro curso de capacitação online, intitulado “Manejo Integrado de Pragas e de Nematoides na Cafeicultura”.
O curso foi elaborado em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), instituições integrantes do Consórcio Pesquisa Café.
Capacitação gratuita
A capacitação é gratuita e destinada a produtores, estudantes, agentes de Assistência Técnica e Extensões Rurais e profissionais interessados que atuam nos diferentes processos produtivos dos Cafés do Brasil.
A capacitação apresenta tecnologias desenvolvidas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café sobre métodos de identificação de pragas e nematoides, técnicas de manejo desses organismos e metodologias para o controle integrado de pragas.
Identificação de danos
Simultaneamente, após a conclusão do curso os alunos estarão aptos a identificar a presença de bicho-mineiro, broca-do-café, cigarras, ácaros e nematoides no cafeeiro, conhecer o ciclo de vida e os danos causados por cada uma das espécies.
Simultaneamente ainda, identificar os métodos de controle e manejo mais adequados para mitigar os efeitos das pragas e nematoides nas lavouras cafeeiras.
O curso “Manejo Integrado de Pragas e de Nematoides na Cafeicultura”, com carga horária de cinco horas, está disponível, de forma gratuita, na plataforma e-Campo da Embrapa.
Acesso contínuo
Assim sendo, a referida capacitação pode ser acessada de forma contínua, o que possibilita que os participantes concluam o curso de maneira individual, seguindo seu próprio ritmo.
No entanto, para uma melhor absorção do conteúdo, a Embrapa Café recomenda que o curso seja concluído em até 30 dias.
Porém, para obter o certificado de conclusão, é necessário que o participante atinja uma pontuação mínima de 70 pontos nas atividades avaliativas.
Principalmente para que os participantes estejam aptos a implementarem estratégias eficazes de manejo e controle do bicho-mineiro, broca-do-café, cigarras, ácaros e nematoides.
Ainda mais, que ameaçam a cafeicultura, contribuindo assim para o aumento da produtividade, além de promover a sustentabilidade do setor, entre outros benefícios.
Todas as informações e o link para as inscrições estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.embrapa.br/cafe/cursos ou acesse aqui.
Este é o terceiro curso online disponibilizado gratuitamente pela Embrapa Café na plataforma do e-campo.
Também estão disponíveis os cursos: “Cafeicultura no Cerrado”, que apresenta o panorama da cafeicultura no bioma Cerrado.
Assim sendo, capacitando os participantes nas melhores práticas para implantação e manejo do cafeeiro e na escolha das melhores cultivares disponíveis; e “Podas do Cafeeiro Arábica”,
Da mesma forma que ensina sobre os aspectos morfológicos, as finalidades e os tipos de podas.
Portanto, como realizar a recepa, o esqueletamento, o desponte, decote e como realizar o manejo da lavoura pós-poda.