Empresas investem em painéis de LED como fonte de renda

Imagem ilustrativa. Texto Engenharia da Comunicação.

Empresas investem em painéis de LED como fonte de renda, com retorno calculado por metro quadrado

Painel ligado, dinheiro entrando! Entenda como o varejo está lucrando com publicidade digital.

Mais de R$ 88 bilhões foram investidos em publicidade no Brasil no último ano, segundo a Kantar IBOPE Media. Foi o primeiro crescimento de dois dígitos do setor em três anos.

E entre as mídias que mais chamam a atenção dos brasileiros e entregam resultados ao mercado, estão os painéis de LED.

Um estudo da Nielsen mostrou que displays digitais em pontos de venda aumentam a intenção de compra em até 33%.

Já uma pesquisa da Intel revelou que 63% dos consumidores dizem que telas digitais captam mais a atenção do que mídias tradicionais.

Danniel Xavier, CEO da LED Expert

E, realmente, é impossível não se encantar ao entrar em um ambiente iluminado por painéis de LED que capturam o olhar e despertam o desejo de compra.

Agora, imagine que, para o dono do negócio, aquela tela não é um custo, mas uma máquina de receita previsível, funcionando todos os dias sem dores de cabeça, gerando fluxo e retorno.

É o que muitos estabelecimentos já estão fazendo: gerando receita com seus equipamentos.

“Essa é a nova onda do mercado, onde empresas encontram formas eficazes de transformar tecnologia em resultados financeiros reais”, diz Danniel Xavier, CEO da LED Expert, empresa que fornece painéis de LED para o mercado brasileiro.

A empresa, por exemplo, disponibiliza o programa “Empreenda com a LED Expert”, voltado a quem deseja empreender com esse tipo de tecnologia.

A proposta é simples. O participante investe no painel e passa a gerar receita com a venda de espaços publicitários.

O programa ensina, passo a passo, como transformar o equipamento em uma fonte de lucro constante.

“A proposta do programa é transformar cada painel de LED em um investimento que gera resultados diariamente”, afirma Danniel Xavier.

A LED Expert, inclusive, passa por uma fase estratégica de reestruturação, consolidando sua proposta de que o LED não é apenas um recurso visual, mas uma poderosa plataforma de comunicação e geração de receita.

A empresa tem intensificado seus investimentos para transformar painéis de LED em ativos integrados à operação dos clientes, com impacto direto em marketing, vendas e relacionamento.

Segundo o CEO, Danniel Xavier, esse novo posicionamento vem ampliando a relevância da marca no mercado, impulsionando a procura pelos serviços e fortalecendo as relações comerciais com parceiros e clientes.

“Enquanto muitos ainda enxergam o painel como um elemento decorativo ou de comunicação visual, estamos ajudando esse público a entender o LED como fonte de receita”, destaca o profissional. 

Para isso, a consultoria da LED Expert – que é gratuita – ajuda o cliente a planejar o ROI (retorno sobre o investimento), calculando o retorno por metro quadrado instalado, o potencial de comercialização dos espaços publicitários por local, o consumo de energia por exibição com uso inteligente do brilho, o ciclo de vida do painel em comparação ao retorno financeiro gerado e como lucrar com os painéis de led.

“Queremos que o cliente entenda que um painel bem posicionado, com alta durabilidade e qualidade técnica, é um ativo financeiro, não um passivo”, explica Xavier.

Além disso, segundo o especialista, é importante destacar que optar por um painel de qualidade faz toda a diferença quando se trata de um investimento voltado para a geração de receita com publicidade.

“Quando um painel para, a operação para, e o prejuízo é imediato. Por isso, na LED Expert, por exemplo, oferecemos garantias de 5 anos e suporte ativo, para que o cliente tenha um equipamento funcionando todos os dias, sem interrupções”. 

E essa tendência deve crescer ainda mais no Brasil.

Em 2025, o setor de painéis digitais no país registrou um aumento de cerca de 14% em unidades comercializadas, segundo levantamento interno de fornecedores do setor.

O crescimento foi impulsionado pela busca por soluções de comunicação interna e externa em redes de franquias, pela expansão de empresas de mídia out-of-home em áreas urbanas e rodoviárias e pela crescente profissionalização da comunicação visual no varejo.

“Ao usar painéis de LED para exibir mensagens atrativas, ofertas em tempo real e campanhas direcionadas, as empresas integram a comunicação visual com o marketing digital de forma inteligente, e, com isso, aumentam a receita, aproveitam melhor o espaço da loja e oferecem uma experiência mais envolvente ao consumidor.

A tecnologia, que antes era vista apenas como um gasto, passa a gerar retorno financeiro direto e constante”, conclui.

eiro direto e constante”, conclui.