Empréstimos em bancos e financeiras: maiores vilões da inadimplência no país

Apenas 16% pagam em dia fatura do cartão de crédito
Crediário e cartão de crédito também são os principais responsáveis pela negativação dos brasileiros. Aluguel e plano de saúde estão entre compromissos que os inadimplentes priorizam na hora de quitar contas; apenas 16% pagam em dia fatura do cartão de crédito
Com o desemprego ainda elevado e o
achatamento da renda, os brasileiros vêm enfrentando dificuldades em manter as
contas em dia. A saída para muitos tem sido recorrer ao crédito não só para
quitar dívidas como pagar despesas básicas, que incluem água e luz. Um
levantamento realizado em todas as capitais pela Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)
mostra que o principal responsável pela negativação de CPFs no país é o
empréstimo pessoal contraído em bancos e financeiras: 69% dos usuários da
modalidade de crédito estão com restrição no nome. O crediário (68%) e o cartão
de crédito (67%) aparecem logo em seguida no ranking.
Os dados mostram ainda que entre outros vilões da inadimplência estão o cheque
especial (52%), o financiamento de automóvel (52%), o financiamento da casa
própria (35%), as mensalidades escolares (26%), os empréstimos com parentes e
amigos (23%), as contas de telefone (20%), os boletos de TV por assinatura e
internet (16%) e as conta de água e luz (11%). Atrasos com condomínio
correspondem a 11% das respostas.
Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, esse quadro
deve-se não apenas ao orçamento apertado do brasileiro, mas também à falta de
controle das finanças. “Se por um lado, o cenário econômico não vem favorecendo
o equilíbrio das contas; por outro, existe um aspecto comportamental
importante. Boa parte das pessoas não costuma organizar seus gastos, fazendo
compras além de suas possibilidades financeiras, que muitas vezes
transformam-se em dívidas difíceis de serem pagas. Ao buscar empréstimo, é
preciso cuidado redobrado. A preocupação em quitar débitos pendentes só é
interessante quando se troca uma dívida cara por outra mais barata. Ou seja, quando
o consumidor substitui o valor das dívidas que cobram juros elevados, como
cartão de crédito, por exemplo, por outra com valores mais baixos, como
empréstimo consignado. Caso contrário, os juros podem fazer com que as parcelas
dos empréstimos fiquem inviáveis ”, observa.
O levantamento também mapeou as contas que os inadimplentes possuem em aberto,
mas que não levaram à negativação. Os empréstimos feitos com pessoas próximas,
como parentes e amigos, estão em primeiro lugar (33%). Em segundo lugar, destacam-se
as mensalidades escolares (26%) e, em terceiro, o cheque especial (24%). As
parcelas do crediário (21%) e do cartão de crédito (17%) vêm na sequência.
Inadimplentes priorizam aluguel na
hora de quitar contas; apenas 16% pagam em dia cartão de crédito
Um dos desafios para os inadimplentes
é priorizar as contas que devem ser pagas, principalmente quando o dinheiro não
sobra no fim do mês. De acordo com a pesquisa, o aluguel (84%) e o
plano de saúde (82%) aparecem no topo dos compromissos financeiros
quitados em dia. Já os boletos de condomínio aparecem em seguida, com uma
participação de 78%. Outras dívidas que os inadimplentes costumam pagar no
prazo são: TV por assinatura e internet (73%), conta de água e luz (72%), conta
de telefone fixo e celular (66%) e financiamento da casa própria (53%). Apenas
24% dos entrevistados reconhecem estar em dia com o cheque especial e 16% com a
fatura do cartão de crédito.
“A incapacidade de pagar os compromissos em dia tem levado muitos brasileiros a
fazer um tipo de rodízio para escolher qual conta pagar naquele mês.
Normalmente, o consumidor prioriza o pagamento de contas básicas e de serviços
essenciais, como água e luz, mesmo sabendo que podem ser interrompidos em
situação de inadimplência. Mas esse tipo de decisão deve ser bem pesada, após
uma análise do valor das pendências. ”, orienta o educador financeiro do SPC
Brasil, José Vignoli.
Metodologia
A pesquisa ouviu 600 consumidores com contas em atraso há mais de 90 dias. A
amostra é representativa e contempla ambos os gêneros, pessoas acima de 18
anos, de todas as classes sociais e residentes nas 27 capitais do país. A
margem de erro é de 3,97 pontos percentuais a uma margem de confiança de
95%. Baixe a íntegra da pesquisa em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas
SPC Brasil – Há 60 anos no mercado, o SPC Brasil possui um dos mais completos
bancos de dados da América Latina, com informações de crédito de pessoas
físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar
empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e
soluções de negócios. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para
sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É
também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o
comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros,
contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.
CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de
Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos
municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em
conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo
no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua
institucionalmente em nome de 500 mil empresas, que juntas representam mais de
5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões
por ano.
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