Enem começa neste domingo com prova de redação: dicas para se sair bem no exame
Além da redação, também serão aplicadas provas de linguagens e ciências humanas
O primeiro dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (13) e a ansiedade dos estudantes que pretendem fazer a prova não para de crescer. A pedagoga e professora do ecossistema Ânima Educação, do qual a UniFG faz parte, Ana Jacy Carneiro Leão Calasans explica que, faltando tão pouco para a prova, a melhor coisa a se fazer é revisar os conteúdos sem estudar profundamente.
“Estudar profundamente não dá mais, mas dar uma checada nos conteúdos que mais são sinalizados pelos professores, sim. Uma excelente estratégia é fazer umas questões de determinados conteúdos, como forma de fixar os assuntos”, explica a especialista.
Outro ponto importante que a professora levanta é que é preciso estar com a mente descansada na hora de estudar e de realizar a prova, então nada de perder noites ou se alimentar mal. “Dormir e se alimentar bem são pontos importantíssimos. Sempre que tenho oportunidade, oriento os alunos a desopilarem um pouco a mente… assistir algo interessante, sair um pouco… tudo isso revigora e reenergiza”, explica.
Como controlar a ansiedade?
Mais uma questão relevante sobre como controlar a ansiedade antes do Enem, é utilizar essa energia para planejar como será o dia da prova. Você pode montar um cronograma do que vai fazer no dia, o que vai comer e o que pretende levar.
Além disso, você pode preparar tudo que irá levar para o dia do Exame, como lanches, canetas pretas e separar a garrafa de água e outras coisas que achar necessário. Na hora da prova, Ana chama atenção ainda para as técnicas de respiração para acalmar e melhorar o desempenho na hora do exame.
“Já na hora da prova, uma boa dica é começar pelas questões mais fáceis, isso traz segurança e a sensação de que está dominado tudo… sem contar que as questões de menor dificuldade têm os maiores acertos, logo garante-se pontuações melhores”, completa a especialista da Ânima.
Por fim, é sempre importante dividir suas inseguranças e medos com pessoas de confiança. Assim, você não precisa saber como controlar a ansiedade antes do Enem sozinho, pois sempre pode pedir ajuda a seus familiares e amigos. Também é legal dividir experiências com pessoas que vão prestar o Exame ou já prestaram, pois elas entenderão melhor como você se sente.
UniFG comemora 20 anos
Completando 20 anos de história em 2022, a UniFG desenvolve ensino, pesquisa e extensão dos seus mais de 30 cursos de graduação, além dos programas de suas especializações e do Mestrado em Direito, o primeiro do Norte e Nordeste do Brasil. Dono de conceito institucional máximo (nota 5) no Ministério da Educação (MEC), o Centro Universitário é responsável pela formação de milhares de profissionais em diversas áreas do conhecimento.
Em 2020, a UniFG começou uma parceria com a Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais do país, a fim de dar seguimento ao seu projeto de oferecer formação de qualidade em Guanambi e todo semiárido nordestino. Em 2022, a instituição inaugurou um novo campus em Brumado e lá iniciou as atividades do primeiro curso de Medicina da região.
Em comemoração às duas décadas de funcionamento, a UniFG está com uma série de ações até o final deste ano. A primeira delas foi o lançamento do podcast Falou, Shippou, que conta histórias de alunos, ex-alunos e colaboradores que tiveram suas vidas transformadas pela educação. A temporada de estreia tem cinco episódios e está disponível nas plataformas do Spotify e YouTube.
Ouça o podcast pelo Spotify: https://spoti.fi/3vXkSwQ
Assista ao podcast pelo YouTube: https://bit.ly/3kAUh3i
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com aproximadamente 350 mil pessoas, composta por mais de 332 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 570 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima
Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
Informações à Imprensa – Comunic.ativa – Gisele Almeida/Juliana Vital