EPRA Games: inovação em segurança no trabalho e realidade virtual para a construção civil

Roberval Araujo e Edson Piaggio: sócios da EPRA Games. Texto e imagem Camila Fiuz

Startup baiana utiliza gamificação para criar experiências virtuais imersivas no setor

A EPRA Games, startup focada em soluções gamificadas para empresas, vem expandindo suas possibilidades no Hub da Construção Sinduscon.

Em síntese, contando com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA).

Economia criativa

Atuando na economia criativa, a startup desenvolveu jogos para o setor da construção civil, como o “Jogo da CIPA.”

Que promove treinamento seguro e interativo sobre riscos de acidentes no ambiente de trabalho, e um tour virtual para empreendimentos imobiliários.

“Participar do Hub e contar com o suporte do Crea-BA nos ajudou a alcançar novos mercados e a nos conectar com empresas do setor,” afirma Roberval Araujo, sócio co-fundador da EPRA Games.

Com efeito, com o convite do Sinduscon, a EPRA Games já participou de eventos de grande porte como a Construnordeste e a SOEA, ampliando sua visibilidade e oportunidades de investimento.

CIPA

Antes de mais nada, o Jogo da CIPA é uma ferramenta prática que permite o treinamento gamificado de trabalhadores para situações de risco, dentro de um ambiente seguro.

Ademais, emite relatórios de desempenho para a empresa.

Ainda assim, a startup também utiliza realidade virtual para permitir que compradores experimentem empreendimentos antes da construção, através de uma experiência imersiva e realista.

Primeiramente, a startup é apoiada também pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia.

Porquanto, “o Crea-BA está comprometido em promover o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às demandas do setor da construção civil.

Assim sendo, apoiar startups como a EPRA Games é uma das formas de contribuir para a evolução tecnológica e para a segurança dos nossos profissionais de engenharia, agronomia e geociências”, destaca Joseval Carqueija, presidente do Conselho que somente na Bahia possui 51 mil profissionais com registro ativo.

Apoio

Da mesma forma, o presidente do Sindicatos da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Alexandre Landim, ressalta a importância da parceria com o Crea-BA: “A parceria com o Crea-BA foi fundamental para estimular o chamamento de startups com o objetivo de promover inovação e sustentabilidade no setor da construção.

Porém, o apoio institucional e financeiro permitiu que, neste primeiro ano, pudéssemos juntar um grupo bem seleto de oportunidades, em um espaço propício para o tipo de atividade.

Portanto, viabilizando a conexão das startups com as construtoras e das construtoras com a inovação.

Parcerias

Entretanto, foi justamente com esse propósito que o Sinduscon-BA idealizou o Hub da Construção – estimular a troca de ideias e promover parcerias entre construtechs e todo o ecossistema da construção.

Assim sendo, em um ambiente de conexão e desenvolvimento de soluções transformadoras que favoreçam a produtividade e o networking para a geração de negócios.”

Com o segundo edital do Hub se aproximando, a EPRA Games recomenda que novas startups, mesmo de setores fora da construção, considerem o potencial de suas soluções para o setor e aproveitem o ecossistema inovador do Hub.

Portanto, “a integração com diferentes áreas e o suporte de entidades como o Crea-BA fortalecem muito o desenvolvimento e crescimento de startups.”

Sobre o Crea-BA:

O Crea oferece serviços como registros, vistos e a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). A ART é um documento essencial para identificar os responsáveis técnicos nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geociências e Urbanismo. Trata-se de um instrumento legal vital tanto para prestadores de serviços quanto para contratantes, permitindo a identificação da autoria, estabelecimento de regras contratuais e contribuição para a formação do Acervo Técnico Profissional.

Mais informações: www.creaba.org.br

Assessoria de Imprensa:

Camila Fiuza (71) 982429774