Especialista em moda do Senac EAD ensina a combinar conforto e elegância para o inverno

Com a chegada do inverno, surge o desafio de aliar conforto e sofisticação na hora de se vestir. Encontrar o equilíbrio perfeito entre funcionalidade e elegância.
Conhecer as possibilidades de coordenação entre peças, acessórios, cores, tecidos e modelagens é o ponto de partida para composições impecáveis.
A estratégia fundamental para se manter aquecido e elegante sem excesso de camadas reside na escolha inteligente dos tecidos.
Opte por materiais com bom isolamento térmico, como a lã e a seda.
Peças com tecnologia de gerenciamento de umidade, como as de dryfit, usadas como segunda pele, são aliadas poderosas, absorvendo e transportando o suor para fora do corpo.
Combine-as com itens clássicos de modelagem sofisticada, como casacos de lã, ou cardigãs de design atemporal.
“Aprofundar o gosto pessoal e os estilos que mais representem cada pessoa: você é mais tradicional? Elegante? Esportivo? Moderno? Criativo? Romântico? Sexy?
Esses são os sete estilos universais estudados pelo comportamento de homens e mulheres seguindo o gosto pessoal e estilo de vida em tudo.
No que gostam de vestir, lugares que frequentam, leituras, cinema…
Lembrando que temos em nossa essência os sete estilos e em momentos de nossas vidas dois ou três nos representam mais”, comenta Renata Braga Artacho, docente do curso de Estilo e Imagem Pessoal do Senac EAD.
Importância da modelagem
A modelagem e o caimento das roupas são cruciais para a elegância no inverno. Um bom caimento valoriza a silhueta, proporcionando conforto e um visual refinado.
Casacos e sobretudos com modelagens adequadas elevam instantaneamente qualquer produção.
É fundamental escolher peças que harmonizem as proporções de cada corpo, suavizando as linhas e garantindo liberdade de movimento.
Para um visual elegante no frio, tecidos como lã, cashmere, tweed e couro são escolhas excelentes.
O cashmere e a lã merino, por exemplo, oferecem maciez e conforto inigualáveis, enquanto o tweed se destaca pela resistência e estrutura.
“O couro, seja natural ou sintético, adiciona um toque de ousadia e sofisticação.
Texturas como o tricô, o veludo e o bouclé contribuem com um charme adicional.
O veludo, com seu brilho sutil, é perfeito para looks noturnos, e o bouclé, com sua superfície irregular, confere um visual interessante a casacos e blazers.
Lembre-se sempre de verificar as etiquetas de composição para cuidar adequadamente das suas peças, garantindo sua durabilidade”, diz Renata, especialista com mais de 25 anos no setor.
Protagonismo dos casacos e a paleta de cores
A paleta de cores do inverno tradicionalmente remete aos tons de marrom, bege, acinzentados, marinho, vinho e preto.
No entanto, as tendências de 2025 trazem referências como marrom chocolate, caramelo, mocha mousse, e tons de verde como musgo, oliva e floresta.
Além disso, cores vibrantes e ousadas como azul royal, verde esmeralda, vermelho cereja e roxo também ganham destaque, permitindo ousadia e personalidade.
“Os casacos são muito mais do que meros agasalhos.
Eles são a alma do estilo de inverno.
Como uma terceira peça, finalizam o visual e dão um toque de elegância e sofisticação, acomodando confortavelmente as camadas internas.
Coletes, capas, blazers e paletós devem ter espaço suficiente para as peças que estão por baixo”, acrescenta Renata Artacho.
Calçados, meias e acessórios completam visual
Para unir conforto e elegância nos calçados, dê preferência ao couro, que é térmico e durável.
Mocassins, botas de diversos modelos, sapatos Oxford e escarpins (feminino) ou abotinados (masculino) são opções que transitam bem entre o casual e o formal.
Quando o assunto são as meias, a escolha de cores e texturas dependerá do seu estilo pessoal.
Meias-calças em cores vibrantes ou rendadas, assim como as meias curtas de lã, são tendências para o inverno 2025, adicionando um toque diferenciado.
Fios com maior titulagem, como 40, 60 ou 80, garantem aquecimento extra.
Acessórios como cachecóis, lenços e echarpes são fundamentais para aquecer e elevar a sofisticação do visual. Uma blusa neutra combinada com um lenço em cores vibrantes das tendências de 2025 pode revitalizar peças atemporais do guarda-roupa.
As diversas amarrações disponíveis na internet oferecem um universo de possibilidades para personalizar e atualizar o visual.
Por fim, para proteger cabeça e mãos sem perder o charme, gorros de lã, boinas, chapéus em diferentes texturas e luvas de couro, camurça, lã ou acrílico são as escolhas mais indicadas, sempre coordenando-os com o restante da composição e seu estilo pessoal.
Para quem deseja se aprofundar nas tendências e adotar um olhar técnico sobre o próprio estilo, os cursos livres em moda do Senac EAD são uma excelente porta de entrada.
O curso de Estilos Femininos e Imagem Pessoal, por exemplo, ajuda o aluno a entender como a imagem se comunica com o mundo. Clique no link e conheça as opções oferecidas pela instituição na área de moda.
Sobre o Senac EAD
Com quase 80 anos de educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.
A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo a todo o Brasil e apoiado por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.
Informações para imprensa – Senac EAD//In Press Porter Novelli: Rafael Bullara