Estágio mantém jovens na faculdade e movimenta a economia

Texto e imagem: BRZ Content & Marketing. Assessoria de Imprensa: Letícia Maciel | Sara Teixeira

Incentivos como bolsa-auxílio, prática de novas funções e conexões, o estágio mantém estudantes no ensino superior e os prepara para o mercado

Mais da metade dos estudantes do ensino superior no Brasil abandonam a graduação antes de concluir o curso, segundo dados do Mapa do Ensino Superior no Brasil, do Instituto Semesp, que apontam uma taxa de evasão de 55,5%.

A dificuldade em arcar com as mensalidades é uma das principais razões.

Para Fernando Oliveira, diretor da EvoEstágios e especialista em seleção e recrutamento, o estágio é a principal porta de entrada do jovem no mercado de trabalho e uma maneira positiva de mudar esse cenário, já que garante renda, fortalece a formação e cria oportunidades de crescimento profissional.

A Lei nº 11.788/2008 estabelece que as empresas devem oferecer bolsa-auxílio para estagiários em estágios não obrigatórios, ou seja, quando não é exigência do curso.

Com esse valor, muitos jovens conseguem contribuir com parte da mensalidade e dos custos universitários, ajudando a reduzir a evasão.

“Quando o jovem consegue um estágio, além de começar a se manter economicamente ativo, ele consegue colocar em prática o que aprende em sala de aula.

Isso aumenta o interesse pelo curso, fortalece a permanência e ainda abre portas para o futuro”, explica Fernando.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a geração Z já representa 48% dos jovens economicamente ativos no Brasil.

Para Fernando, o estágio não só garante o primeiro passo profissional, como também incentiva a continuidade dos estudos.

“A entrada no mercado é uma chance de o jovem entender a dinâmica das empresas, se conectar com profissionais da área e ganhar vivência real.

A formação acadêmica fica muito mais sólida quando combinada com a prática, e isso faz toda diferença na hora de buscar uma efetivação ou uma vaga melhor no futuro”, reforça.

Além dos benefícios financeiros, o estágio também oferece vantagens emocionais e sociais.

O estudante passa a ter mais autonomia, cria uma rede de contatos e desenvolve competências que dificilmente seriam adquiridas apenas na universidade.

Esse conjunto de fatores mantém o jovem motivado e engajado na jornada acadêmica.

Para se destacar, Fernando dá uma dica:

“O primeiro passo é conhecer a cultura da empresa onde vai atuar. Entender o que os líderes valorizam ajuda muito a alinhar comportamentos e atitudes.

As empresas buscam jovens com vontade de aprender e evoluir continuamente.

Quando o estagiário demonstra esse ‘fit cultural’ e mostra interesse em crescer com proatividade, ele já começa a se diferenciar dos demais”, conclui.

EvoEstágios

A EvoEstágios é uma franquia associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF), especializada na seleção, gestão de estagiários e no recrutamento para vagas efetivas.

Em 2021, foi destaque na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios como uma das melhores opções de franquia para trabalhar em casa. 

Com 190 unidades distribuídas em 17 estados e no Distrito Federal, a rede está presente em todo o Brasil.

Seu sistema de autogestão torna o processo de contratação mais ágil, simplificado e assertivo, garantindo soluções eficientes tanto para empresas quanto para candidatos.

Com mais de 30 mil estagiários contratados desde 2020, a Evo conecta talentos a empresas de forma humanizada, eficiente e alinhada às necessidades do mercado. Saiba mais em https://evoestagios.com.br/ 

Por BRZ Content & Marketing
Departamento de assessoria de imprensa: Letícia Maciel | Sara Teixeira |