Estudantes conquistenses premiados em concurso de redação
Emilly Silva do Nascimento, 17 anos, que estuda o 3º ano no Centro Integrado de Educação Navarro de Brito, situado em Vitória da Conquista, conquistou o 1º lugar no projeto de redação ‘Lápis na Mão’, voltado para alunos da rede pública de ensino. Também venceram os alunos Gustavo Cirino e Jonas Neves, do Colégio da Polícia Militar (CPM), unidade pertencente à rede estadual, que ficaram em 2º e 3º lugares entre 180 concorrentes.
‘Palavras e água geram vida’
Como os demais concorrentes da sétima edição do projeto ‘Lápis na Mão’ – que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da educação e da cidadania nas regiões sul e extremo sul da Bahia –, a estudante passou pelas duas etapas do concurso. A primeira foi uma redação, corrigida por alunos e professores do Departamento de Letras da Universidade do Estado da Bahia (Uesb), que teve como tema ‘Palavras e água geram vida’.
Na segunda fase, os dez finalistas abordaram o tema ‘Palavras são como rios de oportunidade’. “Falei sobre a importância das palavras que tanto servem para persuadir as pessoas para o bem, como para o mal, a exemplo do discurso nazista de Hittler, que iludiu uma população inteira. Felizmente há quem use as palavras positivamente, como a carioca Carolina de Jesus, a catadora de material reciclável que virou escritora”, compara a estudante.
Participou da abertura do evento de premiação o estudante Marcos Vitor Ribeiro, finalista estadual de 2015 do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), que declamou o poema de sua autoria ‘Trem Poético’ na ocasião. O TAL é uma das ações estruturantes da Secretaria da Educação do Estado, que acontecem anualmente para valorizar manifestações culturais regionais e construir um ambiente educacional prazeroso no qual a cultura, a arte literária e a educação se expressem em sintonia. Também foram expostas as obras artísticas dos projetos Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA).
1º lugar
Emilly Silva do Nascimento – Centro Integrado Navarro de Brito – 3º ano do Ensino Médio.
Prêmios – um notebook, uma bolsa integral para o Curso Intensivo Pré-vestibular/Enem, no Colégio Opção, e bolsa integral na Faculdade Santo Agostinho.
Prêmio da escola – um computador e uma impressora.
2º lugar
Gustavo dos Santos Cirino – Colégio da Policia Militar – 1º ano do Ensino Médio.
Prêmios – um smartphone e uma bolsa de 50% para o curso Intensivo Pré-vestibular/ENEM, no Colégio Opção;
Prêmio da escola – uma impressora
3º lugar
Jonas Luz Neves – Colégio da Policia Militar – 3º ano do Ensino Médio
Prêmios – um smartphone e uma bolsa de 50% para o curso Intensivo Pré-vestibular/Enem, no Colégio Opção
Prêmio da escola – uma Impressora
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia