fbpx

Estudantes conquistenses premiados em concurso de redação

Emilly Silva do Nascimento, 17 anos, que estuda o 3º ano no Centro Integrado de Educação Navarro de Brito, situado em Vitória da Conquista, conquistou o 1º lugar no projeto de redação ‘Lápis na Mão’, voltado para alunos da rede pública de ensino. Também venceram os alunos Gustavo Cirino e Jonas Neves, do Colégio da Polícia Militar (CPM), unidade pertencente à rede estadual, que ficaram em 2º e 3º lugares entre 180 concorrentes.

A premiação do concurso, realizado pela TV Sudoeste com apoio da Universidade Estadual do Sudoeste e do Núcleo Regional de Educação (NRE 20), ocorreu na quarta-feira (15), no Centro Divaldo Franco. “Estou muito feliz e ainda emocionada. Quando chamaram o meu nome, achei até que tinham errado porque não esperava que fosse premiada em 1º lugar”, disse Emilly, agradecendo ao professor Valdi Ribeiro pela orientação na redação.Como prêmio, ela ganhou uma bolsa integral da Faculdade Santo Agostinho, em Vitória da Conquista. “Vou escolher Direito”, conta a aluna, uma assídua frequentadora da biblioteca de sua escola, onde faz a 5ª série e é fã de livros de literaturas brasileira e estrangeira. Emilly recebeu também um notebook, e o Centro Integrado de Educação ganhou um computador e uma impressora.

‘Palavras e água geram vida’

Como os demais concorrentes da sétima edição do projeto ‘Lápis na Mão’ – que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da educação e da cidadania nas regiões sul e extremo sul da Bahia –, a estudante passou pelas duas etapas do concurso. A primeira foi uma redação, corrigida por alunos e professores do Departamento de Letras da Universidade do Estado da Bahia (Uesb), que teve como tema ‘Palavras e água geram vida’.

Na segunda fase, os dez finalistas abordaram o tema ‘Palavras são como rios de oportunidade’. “Falei sobre a importância das palavras que tanto servem para persuadir as pessoas para o bem, como para o mal, a exemplo do discurso nazista de Hittler, que iludiu uma população inteira. Felizmente há quem use as palavras positivamente, como a carioca Carolina de Jesus, a catadora de material reciclável que virou escritora”, compara a estudante.

Participou da abertura do evento de premiação o estudante Marcos Vitor Ribeiro, finalista estadual de 2015 do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), que declamou o poema de sua autoria ‘Trem Poético’ na ocasião. O TAL é uma das ações estruturantes da Secretaria da Educação do Estado, que acontecem anualmente para valorizar manifestações culturais regionais e construir um ambiente educacional prazeroso no qual a cultura, a arte literária e a educação se expressem em sintonia. Também foram expostas as obras artísticas dos projetos Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA).

VENCEDORES DO CONCURSO

1º lugar

Emilly Silva do Nascimento – Centro Integrado Navarro de Brito – 3º ano do Ensino Médio. 

Prêmios – um notebook, uma bolsa integral para o Curso Intensivo Pré-vestibular/Enem, no Colégio Opção, e bolsa integral na Faculdade Santo Agostinho.
Prêmio da escola – um computador e uma impressora.

2º lugar
Gustavo dos Santos Cirino – Colégio da Policia Militar – 1º ano do Ensino Médio.
Prêmios – um smartphone e uma bolsa de 50% para o curso Intensivo Pré-vestibular/ENEM, no Colégio Opção;
Prêmio da escola – uma impressora

3º lugar
Jonas Luz Neves – Colégio da Policia Militar – 3º ano do Ensino Médio
Prêmios – um smartphone e uma bolsa de 50% para o curso Intensivo Pré-vestibular/Enem, no Colégio Opção
Prêmio da escola – uma Impressora

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia

CRESOL