Estudantes e professores de Vitória da Conquista retornam às aulas semipresenciais nesta segunda, 23

Adotadas todas as medidas sanitárias. Texto e fotos: Secom PMVC.

Num primeiro momento, 24 escolas reiniciam atividades

A Prefeitura de Vitória da Conquista começa, na segunda-feira (23), o retorno às aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino, após mais de um ano da suspensão das aulas como medida preventiva ao novo Coronavírus. Voltarão à sala de aula apenas os professores e alunos do 2º, 5º e 9º anos de 24 escolas*, sendo 17 na área urbana e 7 que integram Círculos Escolares Integrados (CEI) na área rural.

“Trabalhamos incessantemente para o início, gradativo, das aulas na modalidade semipresencial em nossa Rede. Todas essas 24 escolas, que iniciam o processo, foram dotadas dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e dos materiais necessários à higienização e passaram por ajustes estruturais para atender a esse novo momento”, explica o secretário municipal de Educação, Edgard Larry.

Todas essas adequações estruturais que garantirão a segurança dos alunos e profissionais de educação que atuam nessas escolas e o cumprimento da Portaria nº 19/2021, foram devidamente vistoriadas pela Smed, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Representantes do Conselho Municipal de Educação (CME) e doSindicato do Magistério Municipal Público (Simmp) também acompanharam as inspeções.

Discais da Vigilância Sanitária inspecionam locais

Nessa etapa preparatória ainda, motoristas, manipuladoras de alimentos, professores, monitores, vigilantes, equipe gestora das unidades e superintendentes escolares foram acolhidos e receberam orientações sobre normas de segurança. Uma equipe de referência foi montada e treinada para identificar casos suspeitos da COVID-19 ou qualquer outro tipo de sintoma gripal de alunos e servidores.

Além disso, os veículos da frota do transporte escolar foram vistoriados, higienizados e adequados para atender aos protocolos. “Houve todo um trabalho criterioso da gestão municipal para este início de aulas semipresenciais. Criamos todas as condições para que a comunidade escolar dessas unidades retorne da forma mais segura, tranquila e responsável possível para esse que é um momento importantíssimo pra Educação Municipal”, assegurou o secretário.

*As escolas escolhidas para iniciarem as aulas semipresenciais foram: Alaor Coutinho; Bem Querer, Carlos Santana; Prof.ª Celina de Assis Cordeiro; Profª Fidelcina Carvalho; Frei Serafim do Amparo; Guimarães Passos; Profª Helena Cristália Ferreira, Profª Iza Medeiros; Mãe Vitória de Petu; Ten. Cel. Manoel Joaquim Pinto Paca; Profª Marlene Flores; Profª Neuza Vieira Silva; Prof. Paulo Freire – CAIC; Rainha da Paz; Zica Pedral; e Zulema Cotrim (na área urbana); e o Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa (CEI de Bate-Pé); Maria Leal (CEI de Capinal); Padre Isidoro (CEI de Estiva); Erathóstenes Menezes (CEI de Iguá); Centro Educacional Moisés Meira (CEI de José Gonçalves); José Rodrigues do Prado (CEI de Pradoso); e Euclides da Cunha (CEI de São Sebastião) (na área rural).