Estudantes podem ganhar notebooks e até dinheiro em Concurso de Redação do Sindileite

Com o tema “Leite e segurança alimentar: do campo à mesa, um direito de todos”, alunos da rede pública e também do SESI terão as redações avaliadas por uma banca especializada.
Já está no ar a 3ª edição do Concurso de Redação promovido pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado da Bahia (Sindileite Bahia), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado e o SESI Bahia.
Estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede pública estadual podem participar e concorrer a prêmios como notebooks, kits escolares, experiências culturais e valores em dinheiro.
Com o tema “Leite e segurança alimentar: do campo à mesa, um direito de todos”, o concurso deste ano propõe uma reflexão sobre a importância do leite na alimentação saudável e no combate à insegurança alimentar.
Para se inscrever, os alunos devem procurar a secretaria da sua instituição de ensino.
As redações serão avaliadas por uma banca especializada e os professores orientadores também serão premiados.
O lançamento oficial do Concurso ocorreu na Escola do Campo João Baptista Carneiro, no distrito de Ipuaçu, em Feira de Santana e integrou as comemorações do Milk Day, reunindo alunos, professores, representantes da indústria e autoridades locais em um evento marcado por atividades culturais, degustação de produtos lácteos e relatos inspiradores.
Entre eles, o da estudante Letícia Queiroz, vencedora da edição passada, cuja premiação mobilizou a comunidade e ajudou a evitar o fechamento da escola.
O concurso também tem uma categoria especial para os alunos da rede SESI, por isso a Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino, no bairro do Retiro, em Salvador, recebeu uma ação.
Com música, degustações, palestra e ainda um bate-papo com Ticiana Monteiro e Giovanna Monteiro: 1° lugar no ensino fundamental de 2023 e 2024 no Ensino Fundamental da Rede.
Concurso e Milk Day
A iniciativa do Sindileite integra as ações do mês mundial do leite, que é junho.
A proposta, que também envolve o “Milk Day”, onde são realizadas atividades culturais e há degustação de lácteos, convida os participantes a refletirem sobre o papel do leite na alimentação saudável, as estratégias de combate à insegurança alimentar e a responsabilidade de todos com as boas práticas.
O concurso tem apoio dos laticínios baianos Natu Gurt, Davaca, Bufalíssima, Leitíssimo e Federicci. A cerimônia de premiação acontecerá no mês de novembro, em Salvador.
Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas nas redes sociais do Sindileite.