Evento debate maior engajamento de comunidades de fé no voluntariado

Implantação de rede de pequenos grupos quer levar fiéis a serem mais relevantes fora dos templos

Igrejas precisam ser mais relevantes fora dos templos, por meio de ações voluntárias que ajudem as comunidades a superar seus desafios e vulnerabilidades. Com a visão de uma expressão de fé mais solidária e relevante nos templos, ruas e casas, representantes de 214 mil adventistas do sétimo dia dos Estados da Bahia e de Sergipe se reúnem, em Porto Seguro, BA, a partir de domingo, 20 de agosto, até quarta (23) para debater e aplicar uma nova visão no modelo de expressão da fé, que vem sendo chamado de “Caminho do Discipulado”. 

A ideia é criar uma rede de pequenos grupos, mobilizando casas de voluntários, que motive experiências de cuidado e voluntariado fora dos templos. Na semana passada, a sede sul-americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia divulgou relatório mostrando que a rede solidária da organização alcançou mais de 900 mil pessoas na América do Sul, apenas no primeiro semestre do ano. Com a iniciativa da rede de pequenos grupos, a ideia é ampliar ainda mais esse alcance, especialmente entre baianos e sergipanos.

Na Bahia e em Sergipe, os adventistas contam com quase 30 escolas e colégios, um centro universitário em Cachoeira, BA, e quatro núcleos da ADRA, agência humanitária adventista presente em mais de 200 países, que realiza nos estados nordestinos atividades que vão desde acolhimento a pessoas em situações de rua até a realização de programas de saúde e geração de renda para populações economicamente vulneráveis.

Um dos temas a ser discutidos é sobre as atividades solidárias que serão realizadas pela rede de pequenos grupos. As sugestões incluem campanhas de segurança alimentar, feiras de saúde, cuidados com pets, cursos profissionalizantes e de alfabetização.

O evento acontece em um momento em que o Brasil observa crescimento no engajamento do voluntariado. Um dado da Pesquisa Voluntariado no Brasil chama a atenção: mais de 57 milhões de brasileiros declaram ser voluntários ativos, em causas diversas. Atividades como apoio psicológico e educação se destacam.

Agenda:

Concílio de Administradores e Líderes de Departamentos da Igreja Adventista do Sétimo Dia

Quando: 

20 a 23 de agosto

Onde:

Porto Seguro, Bahia

Ascom: Pollyana Trindade // Heron Santana