Expansão Digital: ABDI e Hub Conquista impulsionam pequenos negócios na Bahia
Empresas atendidas pelo programa Digital.br digitalizam processos, ampliam mercados e vislumbram novas oportunidades com o apoio da ABDI
O crescimento digital de micro, pequenas e médias empresas (MPEs) de Vitória da Conquista e região ganhou um novo impulso com a visita técnica da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) ao projeto Conecta Bahia Marketplaces, nos dias 26 e 27 de março.
A iniciativa do Hub Conquista e parceiros é uma das redes selecionadas pelo segundo edital do programa Digital.BR para a fase de escala, que busca impulsionar pequenos negócios na adoção de ferramentas digitais para expandir suas vendas e aumentar a produtividade.
O programa recebeu um aporte de R$ 850 mil para expandir suas ações de capacitação e digitalização de negócios locais.
O analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Antônio Tafuri, acompanhou de perto o impacto do projeto, que já beneficiou mais de 160 empresas, certificou 85 delas e proporcionou um aumento de 29,53% na maturidade digital dos negócios atendidos.
“O Hub Conquista é uma das seis redes do segundo edital do programa Digital.BR e é interessante verificar o impacto do projeto em empresas de diversos setores aqui no ecossistema de inovação de Vitória da Conquista”, destacou Tafuri.
A visita técnica incluiu encontros presenciais e virtuais com empreendedores locais, que compartilharam suas experiências e avanços com o projeto.
Entre os destaques, a startup Cacaus Biocosméticos, que impacta diretamente 50 famílias e está se preparando para parcerias com a Azul e a DHL; a Start Solidarium, que desenvolveu uma solução inovadora para reciclagem de isopor e já conquistou prêmios na área ambiental; e o Café Barra da Estiva, que busca valorização de seu produto por meio da indicação geográfica da Chapada Diamantina.
Transformação digital para pequenos negócios
A jornada de transformação digital das empresas baianas segue em ritmo acelerado. Com dados expressivos, como um crescimento médio de 20% na produtividade e 93,5% dos negócios aptos a utilizar marketplaces, o Hub Conquista mostra que, com a estratégia certa e apoio especializado, pequenas empresas podem se conectar a grandes oportunidades de mercado.
O envolvimento da ABDI no projeto foi celebrado pela CEO do Hub Conquista, Érica Sansil.
“Para nós, é uma grande honra receber a ABDI na nossa casa. Essa casa que foi construída também em parceria com a ABDI, desde os nossos projetos que iniciaram lá em 2021.
Estamos finalizando esse caminho juntos, traduzindo isso em inovação para o nosso município”, afirmou.
Além das visitas técnicas, a ABDI também identificou empresas com alto potencial de impacto para integrarem a pré-seleção de “Casos Vitrine” na COP30, evento global sobre mudanças climáticas que será realizado no final do ano em Belém (PA).
“Nós já estamos aproveitando esse ensejo junto ao Hub Conquista para identificar e iniciar um processo de valoração de impactos em alguns casos selecionados, que estamos batizando de casos vitrine”, explicou Tafuri.
Empresas tradicionais também relataram avanços significativos.
A Pétala Lingerie, por exemplo, otimizou sua presença digital e ingressou nos marketplaces com a orientação do Hub Conquista.
“Trabalhamos hoje com atacado e varejo, e estar no digital é muito importante para o nosso negócio”, ressaltou Joana Rosa da Silva, sócia da empresa.
A participação no marketplace impulsionado pelo Hub Conquista trouxe novas possibilidades para lojistas como André Carvalho.
Dono de uma loja de variedades, ele destacou a importância do suporte oferecido pelo programa para aprimorar sua atuação no comércio digital.
“Eu tive uma experiencia muito positiva no marketplace, com a chancela do Hub Conquista.
O programa é bem desenvolvido, com consultoria, com suporte muito bom, e deu para ter essa experiência de renovação no mix de produtos da loja, e do trabalho desses produtos através dos canais de marketplace”, comentou Carvalho
Com a consolidação do Conecta Bahia Marketplaces, a expectativa é que cada vez mais empresas da região sudoeste da Bahia consigam se inserir de forma competitiva no mercado digital, elevando seus níveis de produtividade, maturidade digital, e fortalecendo o ecossistema de inovação local.