Faculdade Pitágoras de Medicina apresenta pesquisa sobre saúde de pessoas trans em congresso e lança dicionário inclusivo

Texto e imagem: Cogna Educação//Camila Crepaldi//Carolina Pinho – 


Projeto de iniciação científica, resultou na cartilha que aborda, de forma clara, como se dirigir à pessoa trans e quais cuidados são fundamentais no acolhimento e no atendimento a esse público
 

No mês em que celebramos a diversidade e recordamos o Dia Internacional do Orgulho LGBT, comemorado em 28 de junho, a Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis desenvolveu um projeto inovador dedicado à atenção à saúde de pessoas trans.

Em 2024, por meio do projeto financiado pela Funadesp intitulado “ATENÇÃO À SAÚDE DE PESSOAS TRANS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: um estudo à luz da Teoria das Representações Sociais”, a instituição contou com a participação de 100 estudantes de medicina e pessoas trans de diferentes regiões do Brasil.

Essa pesquisa foi fundamental para a criação de um dicionário inclusivo, que buscou promover maior compreensão, respeito e inclusão no âmbito da atenção à saúde.

Nesse mesmo ano, a coleção de conhecimentos resultante do estudo consolidou-se na elaboração do “Dicionário LGBT na Saúde”, uma cartilha acessível com conteúdo essencial para estudantes, profissionais e equipes de saúde.

Com 12 páginas, a cartilha oferece explicações claras sobre quem são as pessoas trans, como se dirigirem a elas, além de orientações sobre os cuidados mais importantes no acolhimento e atendimento desse público.

Em 2025, as pesquisas continuaram com a elaboração do projeto de Iniciação Científica “Desafios enfrentados pelas mulheres trans na atenção à saúde segundo a perspectiva dos estudantes de medicina”, desenvolvido com o apoio do CNPq.

Esse trabalho foi apresentado no II Congresso Nordestino de Educação Médica, realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) ao final de maio, fortalecendo o debate sobre a temática.

O estudo, desenvolvido pelas alunas Mariana Lopes Rios e Tatiana Gambareli Sanches sob orientação da professora Dra. Henika Priscila Lima Silva, reflete o compromisso da instituição com a formação de profissionais de saúde mais humanizados, éticos e sensíveis às demandas sociais.

“A desinformação ainda é um obstáculo para o cuidado integral e humanizado. Nosso objetivo é fornecer informações práticas e fundamentadas em políticas públicas de saúde, de modo que os futuros profissionais se sintam mais seguros e preparados para oferecer um atendimento digno. Investir na formação continuada dos profissionais de saúde é fundamental para garantir um cuidado qualificado e livre de discriminação”, destaca a professora Henika Priscila Lima Silva, do curso de Medicina.

Segundo dados da Política Nacional de Saúde Integral LGBT+, o acesso universal e equitativo à saúde é um direito garantido a essa população, embora ainda existam obstáculos decorrentes de estigmas e preconceitos.

A cartilha busca justamente ajudar a superar essas barreiras, promovendo uma prática médica mais inclusiva, respeitosa e qualificada.

A participação da Faculdade Pitágoras de Medicina em ações como essas reforça seu papel como uma instituição de ensino comprometida com uma formação médica mais crítica, inovadora e alinhada às transformações sociais do país.

ACESSO AO MATERIAL:

A cartilha está disponível, basta clicar no link https://repositorio.pgsscogna.com.br/handle/123456789/77150 

 

Sobre a FACULDADE PITÁGORAS  

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras, já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados da Bahia e do Maranhão, presta inúmeros serviços à população com iniciativas e projetos de ação social, impactando positivamente as comunidades dos municípios onde as unidades estão implantação, por meio de atividades que permitem o desenvolvimento dos alunos no que tange as competências alinhadas às práticas de aprendizagem que impactam positivamente a formação desses profissionais. As instituições possuem parceria com clínicas, unidades básicas de saúde e hospitais que atendem a população, possibilitando uma preparação para a inserção dos alunos no mercado de trabalho. Para mais informações, acesse https://www.pitagoras.com.br