Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia em novembro, na Chapada Diamantina
O evento acontecerá em Iraquara, reunindo profissionais, estudantes e coletivos para debater a sustentabilidade do audiovisual produzido fora dos grandes centros.
Com inscrições abertas, a iniciativa também pretende mapear o perfil dos realizadores do interior baiano.
Como garantir que o cinema produzido no interior se mantenha vivo e sustentável? Essa é a reflexão central proposta pelo 3º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia, que acontece de 5 a 9 de novembro em Iraquara, na Chapada Diamantina.

Com o tema “Território Vivo, Cinema Sustentável”, o evento discute caminhos para fortalecer redes de produção, exibição e formação no audiovisual para além dos grandes centros.
Realizado pela Ato3 Produções, o Fórum se consolida como espaço de encontro e articulação entre profissionais, estudantes, coletivos e instituições de todas as regiões do estado.
Nesta edição, o projeto tem como anfitrião o 5º Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental de Iraquara (FASAI 2025).
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas de forma gratuita por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfBx7Sp2yl2cyYKI1bgC4v0VaKaT_cXUIkWT-H99Kva0FgW_g/viewform?pli=1
Além de garantir a participação no evento, o formulário de inscrição servirá como base para a realização do primeiro censo dos realizadores audiovisuais do interior baiano.
Com isso, ao registrar seus dados, cada participante irá contribuir para o diagnóstico do setor a partir das experiências e demandas de quem atua fora da capital.
Programação prevista

A programação do 3º Fórum vai incluir duas oficinas, três workshops e seis grupos de trabalho com profissionais e especialistas das diferentes cadeias produtivas do audiovisual.
As atividades irão culminar na elaboração da Carta de Iraquara, documento coletivo que reunirá as reflexões e propostas discutidas ao longo dos encontros.
Uma das novidades da edição é o Seminário de Cinema Indígena, que vai destacar experiências, produções e perspectivas de cineastas e comunidades indígenas da Bahia e de outras regiões do país.
Assim, o evento visa reforçar seu compromisso com um audiovisual mais plural e representativo.
O Fórum vai discutir ainda temas como políticas públicas e desburocratização, modelos produtivos, captação de recursos, circulação de produções socioambientais, inovação e acessibilidade.
Para Daniel Leite Almeida, diretor executivo da Ato3, “é impossível pensar futuro sem pensar a sustentabilidade e em como a gente pode transformar nosso território em um espaço de convivência respeitosa entre os pares e o meio ambiente”.
“Da mesma forma, é impossível pensar o futuro do cinema sem pensarmos em práticas que também levem em consideração a sustentabilidade”, acrescenta o cineasta, responsável pela coordenação geral do projeto.
Parceria com o FASAI
A terceira edição do Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia será realizada no mesmo período do 5º Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental de Iraquara.
O FASAI irá exibir e premiar obras cinematográficas, entre longas, médias e curtas-metragens, com temática socioambiental, a fim de apoiar e fortalecer uma rede em defesa do meio ambiente por meio do audiovisual.
A parceria entre os dois eventos reforça a vocação da Chapada Diamantina como espaço de debate sobre as relações entre cultura, natureza e sustentabilidade.
Iraquara, que recebe o Fórum e o Festival, é conhecida como a “cidade das grutas”, por abrigar um dos maiores sistemas de cavernas do Brasil e o segundo maior lençol freático do país.
De origem tupi, o nome do município significa “buraco do mel”, ressaltando o caráter simbólico e acolhedor do território.
Histórico do Fórum
Criado em 2023, o Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia teve sua primeira edição em Vitória da Conquista, com foco na descentralização do setor e nas políticas de fomento.
Em abril de 2025, o evento foi realizado em Ipiaú, alcançando mais de 4 mil pessoas junto ao 4º Circuito Cine Éden e se firmando como espaço estratégico de articulação regional.
A ação resultou na publicação do livro “2º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia – Território Cinema”.
Agora, em Iraquara, a iniciativa reafirma seu papel como um movimento coletivo e itinerante que busca projetar novas formas de existir e produzir cinema a partir do interior.
A terceira edição conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Além disso, tem apoio da Prefeitura Municipal de Iraquara e apoio institucional da Associação do Setor Audiovisual do Sudoeste Baiano (SASB).
É realizado em parceria com o Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), por meio do programa de extensão Janela Indiscreta.–
Afonso Ribas Moreira. Jornalista DRT 0006214/BA. Assessor de Imprensa – 3º Fórum AVI
Você precisa fazer login para comentar.