Fundação de Saúde de Vitória da Conquista completa um ano de existência

Durante a implantação, o prefeito Guilherme Menezes destacou: “Com a Fundação, o que queremos é fazer com que o Esaú Matos e o Laboratório Central atuem prestando uma atenção cada vez mais qualificada a toda nossa população”.
A Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) está completando nesse mês de janeiro, um ano de serviços prestados a comunidade. Criada pelo Governo Municipal por meio da Lei nº 1.785/2011, a fundação é responsável por administrar o Hospital Municipal Esaú Matos e o Laboratório Central Municipal.
Durante doze meses de gestão, a FSVC buscou aperfeiçoar ainda mais a administração de ambos os equipamentos. Nesse sentido, destaque para a reorganização do setor de compras, que passou a ser independente após a fundação, e para as reformas de alguns setores da unidade hospitalar.
Com relação ao atendimento, no Hospital Esaú Matos foi realizada uma média de 350 partos/mês, 120 cirurgias eletivas/mês, 60 internamentos na UTI neonatal/mês, 1.800 atendimentos no pronto-socorro pediátrico/mês, 2.300 exames no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI)/mês.
Atualmente, o hospital oferece Pronto Socorro Pediátrico; Pronto Atendimento em Obstetrícia; Ambulatório para a realização de pequenas cirurgias eletivas, pré-natal de alto risco e atendimento especial pós UTI para crianças prematuras (follow up) e planejamento familiar; Centro Diagnóstico por Imagem (CDI); Centro Cirúrgico para cirurgias ginecológicas, pediátricas, de otorrinolaringologia, reparadoras, de fístula arteriovenosa e buco-maxilo-facial; internato de pediatria e obstetrícia; Centro Obstétrico com pré-parto e duas salas de parto; alojamento; internato para residentes em pediatria e obstetrícia, ginecologia e anestesiologia; UTI Neonatal com 8 leitos e Semi-intensiva com 10 leitos e Alojamento Família Canguru com 4 leitos.
Banco de Leite Humano – Também pertencente à estrutura do Esaú, o Banco de Leite Humano foi um dos setores que mais se destacou em 2013, com o recebimento do certificado “Excelência em Bancos de Leite Humano” categoria ouro do Ministério da Saúde. Este foi um reconhecimento ao serviço prestado pela unidade que é campeã em coleta de leite humano na Bahia com uma média de 75 litros de leite coletados/mês, segundo dados da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.
Cidadania – Em dezembro de 2013, a fundação aderiu ao Projeto Minha Certidão. Com isso, o Posto Avançando do Registro Civil (Parc) do Esaú, inaugurado em dezembro de 2008, passou a ter autonomia gerencial, sendo interligado, por meio de internet, ao Cartório de Registro Civil do município. O cartório do Esaú foi criado para facilitar o acesso ao registro civil e funciona expedindo documentos para crianças nascidas na unidade, onde são registradas em média 200 crianças por mês.
Laboratório Central Municipal (Lacem) – O maior laboratório de saúde pública do interior da Bahia foi escolhido em 2013 pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) para ser polo regional para cerca de dezenove municípios e auxiliar o Laboratório Central do Estado no controle de doenças de agravo de saúde pública, como coqueluche, de difteria, tuberculose, entre outras.
Ainda em 2013, pela sexta vez consecutiva o Lacem recebeu o selo excelente do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) promovido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e aumentou sua capacidade de realização de exames de uma média de 30 mil exames/mês para 53 mil exames/mês.
Mais de 90% dos exames são disponibilizados em até 24h pela internet, no site da Prefeitura, desde janeiro de 2013. Os exames que precisam de protocolo continuam sendo disponibilizados no Lacem.
Você precisa fazer login para comentar.