Furto de cabos e fios da iluminação pública prejudica a população: Denuncie!

Imagem ilustrativa. Internet.

Roubo de fios de cobre causa prejuízo a população

Dados do Instituto Conexis Brasil Digital apontam que em 2024 quase 5,5 milhões de cabos de cobre foram furtados e roubados no Brasil, o que representa prejuízo direto para mais de sete milhões de pessoas.

Em Vitória da Conquista, esses prejuízos também trazem preocupações para a Prefeitura Municipal que, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, registrou diversas ocorrências de furtos desde outubro do ano passado.

Somente no último mês, vândalos agiram na Avenida Presidente Vargas e na região do bairro Brasil, onde furtaram condutores, prejudicando parte dos moradores do local, que ficaram sem energia elétrica.

Também no mês de março, a Coordenação Municipal de Iluminação Pública encontrou condutores cortados na Rua 36, Loteamento Comveima.

Coordenador de Iluminação, Ramon Soares

O coordenador de Iluminação, Ramon Soares, explicou que esse furto não ocorreu porque os condutores do padrão de medição eram de alumínio, que não têm alto valor comercial como os fios de cobre.

O caso mais recente ocorreu na semana passada, quando fios de cobre foram furtados pela segunda vez no Campo da Creche, ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil Regina Ramos Cairo, no bairro Patagônia.

“Em todos os casos, a Coordenação de Iluminação Pública esteve presente para realizar a vistoria e executar os serviços de manutenção coletiva nos locais de sua responsabilidade”, destacou Ramon Soares.

Ainda segundo ele, os locais vandalizados estão sendo recuperados com a instalação de fios de alumínio.

Fios de campo de futebol no bairro Patagônio foram furtados

Os moradores e comerciantes das imediações do Campo da Creche relataram o descontentamento com os crimes e os prejuízos.

Jéssica Moreira é moradora do bairro Patagônia desde que nasceu, há 26 anos.

Ela trabalha como vendedora em uma loja de material de construção em frente ao campo e destacou que, com a iluminação, a praça ficava cheia à noite, com crianças brincando e pessoas fazendo caminhada.

“Quando chega um benefício acontece isso e acaba sendo um prejuízo para todos, já que a Prefeitura tem que refazer tudo”, avaliou.

Luminárias foram furtadas na Avenida Brumado

Vendedora em uma papelaria, Marli Souza ressaltou que ações dessa natureza acontecem em outros locais do município.

“Infelizmente, a gente vê pessoas destruindo o patrimônio público em outros locais e isso é tão ruim, pior que favorece também a ação de bandidos que aproveitam o escuro para realizar outros tipos de crime, como assaltos”, disse.

Além dos furtos de condutores, o município também está sendo lesado com o furto de luminárias públicas.

“A título de informação, a empresa responsável pela manutenção das luminárias públicas informou que somente no bairro São Pedro, mais de 30 luminárias já foram furtadas”, mencionou o coordenador de Iluminação Pública.

Ele também ressaltou que realizou Boletim de Ocorrência junto à delegacia responsável por esse tipo de crime.

A população pode denunciar os casos de vandalismo e furtos de fios de cobre e luminárias por meio do telefone (77)3420-7005.

Segurança

As autoridades buscam uma ação coordenada de segurança pública que envolve as esferas federal, estadual e municipal e todos os Poderes.

É esperada a mudança de regra que penalize, já que existe um PL que tipifica e aumenta a punição para os crimes, em que o setor pede avanço de iniciativas que tratem com mais dureza, não apenas sob a ótica penal, as empresas que fazem a receptação dos materiais subtraídos criminosamente.

Autoridades vem defendendo a implementação de políticas públicas de combate aos furtos, roubos e receptação de cabos e equipamentos nas três esferas – federal, estadual e municipal – e de todos os Poderes.

Um ponto considerado essencial é a aprovação dos Projetos de Lei nº 3780/2023, 5846/16, e 4997/2019, que tipificam e aumentam a punição para esses crimes que tanto prejudicam o cidadão, tanto para quem pratica o furto ou roubo, como para quem compra os produtos roubados.