Governo Federal resgata mais de mil brasileiros e familiares de zona de conflito no Líbano

Quinto voo operado pela FAB, com 220 passageiros, incluindo 10 crianças de colo, e dois pets, deixou Beirute neste domingo, 13 de outubro, às 12 horas.
Já foram resgatados, por meio da Operação Raízes do Cedro, o total de 1.105 pessoas e 13 animais de estimação.
O Governo Federal já resgatou mais de mil brasileiros e familiares da zona de conflito, no Líbano.
Número alcançado neste domingo
Afinal, o número foi alcançado com a decolagem do quinto voo da aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), empregada na Operação “Raízes do Cedro”.
O avião deixou o aeroporto de Beirute, às 12h (horário de Brasília) deste domingo, 13 de outubro, com 220 passageiros, incluindo 10 crianças de colo, e 2 pets.
Pouso nesta segunda, 14
Ainda assim, está prevista uma escala em Lisboa, em Portugal, para reabastecimento. O pouso está previsto em Guarulhos para a manhã desta segunda-feira, dia 14 de outubro.
Porém, a aeronave levou ao Líbano a quarta carga de donativos brasileiros, com 1.400 cestas básicas e 6.900 embalagens de medicamentos diversos arrecadados pela Associação Unidos pelo Líbano (UpL).
Apoio em solo brasileiro
Na chegada a Guarulhos, a operação conta também com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Ministério da Saúde, da Polícia Federal e da Receita Federal.
Assim sendo, na escala em Lisboa, a operação é apoiada pela Embaixada, pelo Consulado-Geral e pela Adidância de Defesa na capital portuguesa.
Itamaraty
Porquanto, o Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, está em contato com brasileiros e seus familiares próximos para prestar-lhes assistência consular.
Além disso, verificar a necessidade de promover novo voo de repatriação, a depender das condições de segurança no terreno.
Com a chegada do quinto voo ao Brasil, a operação soma 1.105 passageiros e familiares, além de 13 pets resgatados do Líbano em uma semana.
A primeira escala da operação pousou no Brasil no último domingo, 6 de outubro.