Governo visita obras do Complexo Cultural Glauber Rocha
Segundo a Emurc, mais de 90% da obra já está concluída.
O grupo visitou também as obras da nova Central de Abastecimento.
Na vasta área de quase 25 mil metros quadrados, localizada à margem direita de quem passa pela Avenida Brumado em direção ao centro da cidade, prossegue de forma ininterrupta a construção do Complexo Cultural Glauber Rocha. Somente de área construída, são 4,3 mil metros quadrados. Segundo a Empresa Municipal de Urbanização – EMURC, que executa a obra na qual o Governo Municipal investiu cerca de R$ 7 milhões em recursos próprios, mais de 90% do trabalho já foi concluído.
Os técnicos afirmam que, em pouco tempo, a praça de eventos – que poderá abrigar até cerca de vinte mil pessoas – estará pronta para receber as atrações musicais do Forró Pé de Serra do Periperi e do Natal da Cidade, que, a partir deste ano, passam a ocorrer no novo equipamento.
Além disso, o local oferece possibilidades para várias outras iniciativas nas áreas cultural e educacional. Ao lado direito da praça, situam-se os boxes reservados aos pequenos empreendedores que vão comercializar ali sua produção de artesanato. E, bem no centro de tudo, a construção do Centro Educacional Audiovisual se mantém em ritmo igualmente acelerado.
“Estamos construindo aqui um complexo cultural à altura do nome de Glauber Rocha”, afirmou o prefeito Guilherme Menezes, que na tarde desta sexta-feira, 28, visitou o espaço ao lado de secretários, técnicos e demais integrantes do Governo Municipal. O prefeito mencionou ainda as praças de alimentação situadas na área em que estão os boxes de artesanato, nas quais já antevê a possibilidade de haver exposições de arte e apresentações musicais ao estilo voz e violão. “É um espaço muito propício para que as pessoas possam vir com suas famílias, à noite e aos finais de semana”, observou Guilherme.
Segurança e proteção – Segundo o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Gildelson Felício, trata-se de um espaço “privilegiadíssimo”. “A grande expectativa é fazer bons eventos aqui e marcar este lugar como um espaço de lazer, cultura e eventos com segurança para a população”, explicou Gildelson. Seu colega Ricardo Marques, titular da pasta da Educação, destacou o potencial pedagógico do Centro Audiovisual. “Para os alunos e professores da nossa Rede Municipal de Ensino, vai ser um grande instrumento de educação que vamos utilizar da melhor maneira possível”, disse. “É um grande presente para Vitória da Conquista”.
A segurança do equipamento, mencionada por Gildelson, foi levada em conta pelo Governo Municipal, como observou a secretária municipal de Infraestrutura, Débora Rocha. “É um empreendimento que absorveu todas as demandas e normas técnicas de segurança e proteção, como o combate a incêndio e a facilidade de entrada e saída”, disse Débora. “Há todos os equipamentos necessários para a proteção de todas as pessoas que vierem até aqui”.
Central de Abastecimento – Após concluir as atividades no Complexo Cultural Glauber Rocha, a comitiva do Governo Municipal seguiu para o Loteamento Recanto das Águas, próximo à saída para a cidade de Anagé. Ali, o prefeito Guilherme e seus acompanhantes vistoriaram o terreno onde a Prefeitura está construindo a nova sede da Central de Abastecimento, que atualmente funciona na Avenida Juracy Magalhães.
O trabalho, também executado por meio da Emurc, está em fase inicial de terraplanagem. O terreno possui área total superior a 70 mil metros quadrados, sendo mais de 4 mil somente na área em que serão construídas as edificações. O projeto prevê a construção de três galpões: dois maiores, reservados aos comerciantes, e um de menores proporções, destinado ao setor administrativo.