Idealizado projeto suporte para cuidadores de crianças diagnosticadas com autismo e TDAH
Brumado: projeto idealizado por estudantes de Medicina oferece suporte para cuidadores de crianças diagnosticadas com autismo e TDAH
Projeto foi o grande destaque da Regional Nordeste em Mostra Regional de Práticas Médicas no SUS, promovido pela Inspirali
Criar uma rede de apoio na saúde pública para cuidadores de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Essa é a proposta do projeto “Montando Laços”, desenvolvido pelo curso de Medicina da UniFG Brumado, que é parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país.
No último semestre, o projeto foi reconhecido como grande destaque da Regional Nordeste na Mostra Regional do PMSUS – Práticas Médicas no Sistema Único de Saúde (SUS), evento da Inspirali que celebra a extensão universitária e a integração dos estudantes de Medicina com a realidade da saúde pública.
Os autores do projeto são os estudantes Beatriz Batista Andrade, Caio Rian Silva Meira, Camila Montalvão Ladeia, Isamara de Castro Santos, Maria Eduarda Santos Araújo e Pedro Henrique Fontes Gama, liderados pela enfermeira e preceptora Michelle de Fátima Oliveira Leite.
Concorrendo com projetos das seis escolas de Medicina da regional Nordeste, o trabalho inovador foi premiado como o melhor da região, refletindo o impacto positivo gerado nas comunidades atendidas e o comprometimento dos estudantes e da equipe de preceptoria com a humanização e o acolhimento no cuidado em saúde.
O projeto se destacou por oferecer suporte emocional e informacional aos cuidadores, promovendo saúde mental, qualidade de vida e fortalecendo laços de solidariedade dentro da comunidade.
De acordo com enfermeira e preceptora Michelle de Fátima Oliveira Leite, a ideia do “Montando Laços” surgiu após observações feitas pelos estudantes no cotidiano dos atendimentos na Unidade Básica de Saúde Dr. Paulo Vargas, no município de Brumado.
Conforme explica, o projeto era executado uma vez ao mês, mas elaborado durante toda a rotina de estudos e atendimentos no semestre, com temas escolhidos pelas mães/cuidadores, e direcionamento para auxílio nas condutas no âmbito familiar e um tempo de contemplação e autocuidado de quem cuida.
“Numa sensibilidade extrema, que, para mim, vem de um conjunto de traços e qualidades inerentes a eles, os alunos decidiram alcançar/cuidar das pessoas que cuidam.
Em uma motivação, que teve também um contexto familiar dos alunos, e devido ao número crescente de crianças com diagnósticos de TEA e TDAH, decidimos montar um grupo na Unidade de Saúde, com auxílio de outros profissionais convidados e com temas criados e desempenhados pelos estudantes, com total autonomia, o que, para nós, é essencial”, elucida a então preceptora.
Maria Eduarda Santos Araújo, que cursa o 3º semestre de Medicina e é uma das autoras do projeto, conta que experiências na Unidade de Saúde e vivências pessoais de integrantes da equipe motivaram a criação do projeto. “Nesse contexto, percebemos diariamente os esforços despendidos pelos cuidadores aos seus filhos e, devido à sobrecarga, muitas vezes são invisibilizados e deixam de praticar o autocuidado. Buscamos, através desse projeto, não só acolher, cuidar e levar informações para as mães, mas também criar uma rede de apoio entre elas e para elas”, relata a estudante de Medicina.
A futura médica destaca, ainda, o quanto essa experiência contribui positivamente em sua formação. “Para mim, trabalhar com o meu grupo nessa ideia tem sido uma experiência transformadora, tanto em conhecimento teórico quanto humanizado, e permitiu que eu desenvolvesse uma visão ainda mais cuidadosa e compassiva com o próximo.
As rodas de conversas são sempre marcantes e, com isso, aprendo cada vez mais a importância do suporte e atenção integral ao paciente e ao cuidado e do quanto isso impacta em suas vidas e repercute em suas relações familiares, que, por vezes, estão fragilizadas. Gostaria de reafirmar meu orgulho do projeto, o quanto ele é belo e pertinente no cenário atual, além do prazer que é trabalhar com pessoas tão excepcionais, dedicadas e competentes como são meus colegas e Michelle. Sem essa nossa parceria, o ‘Montando Laços’ não existiria”, afirma.
“Com um trabalho pautado na empatia e inovação, essa equipe vem transformando vidas e trazendo visibilidade para uma questão tão relevante na saúde pública. O reconhecimento do “Montando Laços” na Mostra Regional do PMSUS reforça a importância da extensão universitária como pilar na formação médica, incentivando o desenvolvimento de iniciativas que promovam o bem-estar social e fortaleçam o SUS. A experiência adquirida por esses estudantes certamente os tornará profissionais mais preparados e comprometidos com a humanização da Medicina,” ressalta o médico e coordenador do curso de Medicina da UniFG Brumado, Irineu Viana.
O projeto segue ativo e a pretensão é expandir para outras Unidades de Saúde e alcançar outros bairros da cidade e mais pessoas.
Sobre a Inspirali
Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 15 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal – e importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG), Irecê̂ (BA), Jacobina (BA), Guanambi (BA), Brumado (BA) e Tucuruí (PA).
As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.
Sobre a UniFG
Com 22 anos de história completados em 8 de novembro de 2024, a UniFG desenvolve ensino, pesquisa e extensão através dos seus mais de 30 cursos de graduação ofertados nas cidades baianas de Guanambi e Brumado. Dona de conceito institucional máximo (nota 5) no Ministério da Educação (MEC), a UniFG é responsável pela formação de milhares de profissionais em diversas áreas do conhecimento.
Em 2020, a UniFG se integrou ao maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, que tem mais de 300 mil alunos e quase 20 anos de história. Em 2022, a instituição inaugurou um novo campus em Brumado e lá iniciou as atividades do primeiro curso de Medicina da região. Alunos de Medicina dos municípios em que a UniFG atua ainda contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica do país.
Atualmente, o centro universitário tem 18 cursos com notas 4 ou 5 na avaliaçao do MEC, entre eles, Direito, Estética e Cosmética e Odontologia, estes, que obtiveram nota máxima do órgão. Em 2022, recebeu 45 estrelas (distrituídas em 14 cursos) na edição do Guia da Faculdade, plataforma que avalia cursos de ensino superior país afora. Desde 2012 recebe o selo de instituição socialmente responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que reconhece instituições que promovem projetos sociais nas áreas de saúde, educação, cultura e meio ambiente, entre outros.
Saiba mais em www.centrouniversitariounifg.edu.br
Informações à Imprensa: Comunicativa. Gisele Almeida/Juliana Vital