IDEB mostra Vitória da Conquista à frente na educação
Vitória da Conquista registra aumento considerável na nota do Ideb das séries iniciais
É inegável que a Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista tem sido beneficiada maciçamente com os investimentos do Governo. Quando o assunto é infraestrutura, por exemplo, os investimentos ultrapassam R$ 20 milhões de recursos próprios do Município e são destinados, em grande parte, para as reformas, construções e ampliações das unidades escolares.
Somado a esses investimentos, a Administração Municipal também busca garantir a presença dos alunos em sala de aula, ao disponibilizar transporte gratuito para alunos e professores. Os investimentos nesse setor ultrapassam R$ 7 milhões. Todas essas estratégias visam promover o aperfeiçoamento da qualidade da educação básica municipal. A rede também continua em expansão. Só este ano, foram matriculados cerca de mil e trezentos alunos a mais que o ano anterior, e hoje são mais de 43 mil estudantes.
Tanto é assim que, como reflexo do fortalecimento dessa política educacional, o município acaba de registrar avanços positivos: Vitória da Conquista aumentou a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas séries iniciais passando de 3,4 para 3,9. Com esse resultado, a cidade ficou à frente do segundo maior município do estado, Feira de Santana.
Já nas séries finais, destaca-se um melhor desempenho comparativo do município conquistense. De acordo com a avaliação, Vitória da Conquista alcançou 3,2 pontos, ficando à frente não só de Feira de Santana, que obteve 3,1, mas também da capital do estado, Salvador, cuja nota foi 3,0.
Com ambos os resultados, Vitória da Conquista apresenta mais um salto de qualidade na educação, sem perder de vista a sua principal meta, que é garantir acesso a 100% de crianças e adolescentes em idade escolar. O município possui uma das maiores redes de ensino fundamental do estado da Bahia, com 44 escolas na zona urbana e mais de 130 no campo, além de 23 creches.