IFBA Campus Conquista implanta programa para o desenvolvimento de Altas Capacidades
Desde agosto de 2024, o IFBA Campus Vitória da Conquista iniciou os trabalhos para atendimento de estudantes com altas capacidades.
Metodologia vem da Espanha
Metodologia através do Programa Integral para o Desenvolvimento das Altas Capacidades (PIPAC).
Coordenado pela professora e doutora em Educação Especial Josilene Domingues, o programa é pioneiro no Brasil e resulta de uma parceria entre o IFBA e a Universidade de La Laguna, na Espanha.
Experiência internacional
Este tipo de programa já foi implementado com sucesso em países como México e Portugal.
Portanto, a ideia é oferecer um atendimento suplementar a crianças e adolescentes com superdotação.
A metodologia é fundamentada em temas elaborados pela Universidade de La Laguna, cobrindo aspectos essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Assim como, resiliência, identidade, perfeccionismo e tolerância ao erro.
Aspectos abordados
A professora Josilene Domingues explica como acontecem as atividades:
“… as sessões tem duração de uma hora e meia a cada 15 dias.
Porém, cada sessão é estruturada de forma dinâmica e interativa, promovendo discussões e reflexões que estimulam o autoconhecimento e a socialização.
Além disso, no final do ano, cada estudante desenvolve um projeto baseado em seu interesse específico para ser apresentado aos pais”.
Atendimento suplementar
Primordialmente, o programa oferece um atendimento suplementar ao currículo escolar.
Os estudantes recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, composta por psicóloga, neuropsicóloga e demais pesquisadores sobre Altas Capacidades.
Assim sendo, possibilitam um suporte além do que as escolas podem fornecer no dia a dia.
Além disso, a implementação do PIPAC no IFBA se inspira em um modelo criado pela professora Dra. María de África Borges Del Rosal, da Universidade de La Laguna.
Porquanto, há mais de 20 anos realiza esse programa na Espanha. Com isso, o IFBA é a primeira instituição no Brasil a adotar este programa.
Expansão do Programa para 2025
Enfim, atualmente, o PIPAC atende a um grupo de 10 estudantes e seus familiares, provenientes de escolas públicas e privadas, além de três alunos do próprio Campus.
Mas, para 2025, o objetivo é ampliar o número de participantes, através da seleção de novos estudantes identificados através de testes específicos para detecção das altas capacidades.
Contatos
Porém, os interessados em participar da seleção podem entrar em contato com o Grupo de Pesquisa Para o Desenvolvimento em Altas Capacidades do IFBA, através do Instagram (@grupa_cifba) ou do e-mail (grupac.lapac@gmail.com).
Os estudantes do Campus podem entrar em contato pessoalmente com a professora Josilene no Bloco H, sala H001.
Texto e imagens: Renata Lacerda – Jornalista – Coordenação de Comunicação Social. IFBA – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia