Índios Pataxós em Porto Seguro recebem dentaduras gratuitas

 

Faculdade São Leopoldo Mandic participa do Mutirão para instalação gratuita de dentadura para os índios da Aldeia Velha em Porto Seguro 

 

Desenvolvida por professora da SLMANDIC, as próteses dentárias serão produzidas e instaladas em um dia.

Além da reabilitação bucal, dentistas ministrarão workshop para prevenção da saúde bucal com o Projeto Aprender Brincando

 

 

Para corrigir a estética bucal e promover a reabilitação oral dos indígenas, a Faculdade São Leopoldo Mandic participará do mutirão organizado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia (DSEI BAHIA), com apoio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) – Ministério da Saúde e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). O mutirão odontológico será realizado na Aldeia Velha, em Porto Seguro (BA), entre os dias 15 e 19 de novembro. A iniciativa vai oferecer gratuitamente a instalação de próteses dentárias para os índios Pataxós.

 

Para garantir o pronto atendimento, os cirurgiões-dentistas utilizarão a inédita técnica da ‘Prótese em 1 dia’, desenvolvida pela profª. Almenara de Souza Fonseca Silva durante seu pós-doutorado. A técnica consiste na utilização de materiais pré-fabricados, que agilizam a confecção das dentaduras (superior e inferior), que habitualmente demorariam cerca de 30 dias para serem produzidas.

 

Os atendimentos serão divididos em dois períodos. Pela manhã, os índios passarão pelo processo de duas moldagens, registro intermaxilar, montagem e prova dos dentes. À tarde, serão realizadas a inclusão em mufla, acrilização, acabamento e o polimento, sendo que ao final do dia, os indígenas receberão as próteses prontas.

 

Além da reabilitação bucal da população indígena, os cirurgiões-dentistas convidarão os professores das escolas indígenas e os agentes indígenas de saúde para participarem dos workshops do Projeto Aprender Brincando, que trabalha com os conceitos de ecojojos e ecobrinquedos e que tem como coordenadora a profª. Flávia Martão Flório, da Faculdade SL Mandic. Busca-se nas atividades, que tais pessoas se apropriem de conceitos de saúde bucal e tenham um leque de opções para elaborar e executar ações de educação em saúde, brincando e com o respeito ao uso dos recursos naturais. A iniciativa visa desmistificar práticas e simplificar as informações para que, no dia a dia, as ações de cuidado em saúde sejam pautadas em condutas consagradas para a prevenção das principais doenças bucais.

 

Sobre a São Leopoldo Mandic

 

Considerada pelo MEC uma das dez melhores instituições de ensino superior do País há 10 anos consecutivos no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, no corpo docente, professores doutores formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração e clínicas odontológicas completas, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários, convênio com hospitais e Unidades Básicas de Saúde, cursos de graduação e pós-graduação. A Faculdade São Leopoldo Mandic tem outras oito unidades distribuídas pelo País, que oferecem cursos de pós-graduação. Canais: slmandic.edu.brfacebook.com/saoleopoldomandic.