Instituto Neoenergia realiza Iluminação Cultural no Museu Histórico Lauro da Escóssia
Museu Histórico Lauro da Escóssia, em Mossoró (RN), é o patrimônio contemplado no Programa de Iluminação Cultural 2025 | Foto: Divulgação Instituto Neoenergia |
Com o compromisso de contribuir na preservação de construções históricas brasileiras, projeto vai valorizar a fachada do monumento além de gerar uma economia de até 70% de energia com lâmpadas mais eficientes
Guardião de um valioso acervo relacionado à pré-história, à paleontologia e à história da cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, o Museu Histórico Lauro da Escóssia ganhou uma nova iluminação.
O Instituto Neoenergia viabilizou a instalação de projetores com lâmpadas mais eficientes que, além de valorizar a fachada do monumento, vão gerar uma economia de até 70% de energia.
A iniciativa faz parte do Programa de Iluminação Cultural, promovido pelo Instituto Neoenergia, que este ano chega à sua oitava edição em parceria com a Prefeitura de Mossoró e as secretarias municipais de Cultura e Educação.
Lançado pelo Instituto Neoenergia em 2015, o Programa de Iluminação Cultural tem o objetivo de contribuir com a conservação e preservação de edificações emblemáticas do país, valorizando seu legado histórico.
Ao instalar a nova iluminação, com lâmpadas LED, o projeto também ajuda a estimular o desenvolvimento socioeconômico e o turismo sustentável, principalmente, nas regiões onde a Neoenergia está presente.
No Rio Grande do Norte, a companhia atende a cerca de 1,6 milhão de clientes nos 167 municípios do estado por meio da distribuidora Neoenergia Cosern.
Durante o evento de inauguração, cerca de 500 pessoas acompanharam as intervenções artísticas conduzidas pela comunidade e artistas locais.
Estiveram presentes lideranças culturais e autoridades, estudantes de escolas públicas participantes da ação de educação patrimonial promovida pela iniciativa e representantes da Iberdrola, Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia.
“Seguimos o propósito de manter o patrimônio histórico brasileiro, valorizando a memória das nossas tradições culturais e fortalecendo a conexão da população com sua própria identidade.
Essa é a energia que o programa leva às localidades para impulsionar a inclusão social, geração de trabalho e renda e criação de novas oportunidades.
Acreditamos na potência dessa relação para a preservação da cultura nacional e o alcance das metas da Agenda 2030 da ONU”, afirma Renata Chagas, diretora presidente do Instituto Neoenergia.
Ações educativas
Além da nova iluminação com lâmpadas eficientes, a iniciativa também promoveu ao longo do ano ações educativas e práticas de educação ambiental que beneficiaram mais de 300 alunos e professores de escolas municipais de Mossoró.
A proposta foi ampliar o conhecimento sobre a história de Mossoró e seus marcos culturais, preservando a memória coletiva local sobre as curiosidades do acervo do museu e personalidades históricas da cidade.
Inaugurado em 1948, o Museu Histórico Lauro da Escóssia, em Mossoró, é referência na preservação da história do Rio Grande do Norte, reunindo objetos, documentos e fotografias que narram a trajetória da cidade que está localizada a cerca de 280 quilômetros da capital Natal.
Com o apoio do Instituto Neoenergia, a revitalização do espaço e o trabalho educativo contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, especialmente nas áreas de educação de qualidade e cidades e comunidades sustentáveis.
O atual prédio foi inaugurado em 8 de abril de 1880 e, inicialmente, foi utilizado como a antiga Cadeia Pública e a Câmara dos Vereadores.
Desde 1981, se tornou museu por meio de convênio entre o Governo do estado e a Prefeitura de Mossoró.
Iluminando o patrimônio cultural brasileiro
Ao longo desses 10 anos, o Programa de Iluminação Cultural promoveu a revitalização de sete monumentos: Cruz de Cabrália, em Santa Cruz de Cabrália (BA); Forte das Cinco Pontas, em Recife (PE); Fortaleza da Barra Grande, no Guarujá (SP); Memorial Câmara Cascudo, em Natal (RN); Theatro Cinema Guarany, em Triunfo (PE); Igreja Senhora Santana, em Rio de Contas (BA); e Convento Nossa Senhora da Conceição, em Itanhaém (SP).
Sobre o Instituto Neoenergia: Integra o investimento social privado da Neoenergia, com o propósito de fomentar iniciativas que estimulem a transformação das pessoas e do planeta, nas regiões onde a empresa opera seus negócios. O Instituto desenvolve e apoia programas e projetos que colaboram com a redução das desigualdades sociais e a luta contra as mudanças climáticas. Por meio de cinco pilares de atuação – Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional – contribui diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e atua em consonância com as melhores práticas ESG. O Instituto Neoenergia apoia a Década da Ação e mobiliza esforços em prol da aceleração do cumprimento das metas da Agenda 2030. Em 2024, beneficiou diretamente mais de 650 mil pessoas.
Saiba mais: Link
Sobre a Neoenergia: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a cerca de 17 milhões de clientes, o equivalente a uma população de quase 40 milhões de pessoas.
A Neoenergia possui 4,2 GW de capacidade instalada em geração, sendo 87% de energia renovável. Em transmissão, são 5,7 mil km de linhas em operação e 2,6 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta ações socioambientais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a Neoenergia patrocina o Comitê Olímpico do Brasil (COB), beneficiando principalmente aquelas que representam o Time Brasil. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.
FSB Comunicação
Renata Piñeiro
