Instituto Plataforma Brasil divulga resultados de 2025: impacto social e cultural

O Instituto Plataforma Brasil (IPB) encerra 2025 com resultados expressivos na gestão de projetos culturais, esportivos e educativos, reafirmando seu papel como articulador de iniciativas de impacto social no Brasil.
Ao longo do ano, os projetos promovidos pelo Instituto alcançaram 66.314 crianças e jovens, por meio de ações que promoveram educação, inclusão, desenvolvimento comunitário e cidadania. Foram 135.504 participações e 1049 atividades.
Entre os destaques de 2025 estão as exposições sobre Anne Frank no Brasil, que receberam 88 mil visitantes.

As mostras promoveram reflexões sobre direitos humanos, respeito, diversidade e memória histórica, além de contar com ações educativas como visitas mediadas, formações e atividades pedagógicas, envolvendo estudantes, educadores e o público em geral.
Outro projeto de grande impacto foi o Cruyff Court SP – Futebol Social, que ao longo de 2025 desenvolveu 613 aulas de futebol social, utilizando uma metodologia própria, com a participação de 2.105 crianças e jovens.
Ao todo, houve 46.622 mil participações voltadas à inclusão social e desenvolvimento integral por meio do esporte.
As ações beneficiaram crianças e jovens, especialmente em contextos de vulnerabilidade, reforçando valores como trabalho em equipe, respeito e responsabilidade.
Já o projeto Go Alemoa Go seguiu fortalecendo e fomentando o desenvolvimento comunitário dos bairros da Zona Noroeste de Santos (SP), com 389 atividades realizadas e 1.553 participantes ao longo do ano.
A iniciativa contribuiu para crianças e adolescentes da região, integrando esporte, educação, cultura, empreendedorismo juvenil e engajamento comunitário. Foram 16.570 participações em 2025.
Para a presidente do IPB, Joëlke Offringa, os resultados demonstram a força do trabalho desenvolvido pelo Instituto: “O IPB é uma organização com 30 anos de experiência e estou muito feliz que os resultados mostram que, de fato, estamos conseguindo implantar o nosso objetivo: empoderar agentes de mudança.
Estamos chegando nas crianças e jovens, conseguimos engajá-los por meio de atividades diversas e, a partir disso, fomentamos o processo de transformação social, que passa do individual para o coletivo – do ego ao eco”.
Em 2026, o IPB pretende ampliar o alcance de seus projetos, expandindo as ações e aprofundando seu compromisso com a transformação social por meio da cultura, do esporte e da educação.
Para a realização das ações, o IPB contou com o apoio das empresas e organizações Itaú, Vopak Brasil, WeConnect Foundation,Instituto Usiminas,B3, CONDECA SP, Zaraplast, Anne Frank House, Johan Cruyff Foundation, Núcleo Anne Frank Minas Gerais e Núcleo Anne Frank Presente (PI).
Sobre o Instituto Plataforma Brasil
O IPB é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que empodera jovens agentes de mudança por meio de projetos educativos que usam a cultura e o esporte como ferramentas de transformação social.
É representante oficial da Anne Frank House e parceiro da Johan Cruyff Foundation no Brasil.–


Você precisa fazer login para comentar.