Investimentos impulsionam produção de chocolates da agricultura familiar nesta Páscoa

A Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba) está vivendo, neste ano, a doçura da sua primeira Páscoa com uma produção ampliada de chocolates artesanais e veganos.
Com sabores únicos, como chocolate branco com cereja, branco com pistache e o irresistível chocolate com licuri, a cooperativa colhe os frutos dos investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no fortalecimento da agricultura familiar.
Com a compra de equipamentos, construção de um galpão, aquisição de kits de manejo agroecológico de cabruca, EPIs, estrutura administrativa e itens essenciais para o beneficiamento do cacau, a unidade passou a ter capacidade para processar até 10 toneladas do fruto, beneficiando diretamente 85 agricultores familiares e gerando empregos e renda para a região.
“A Coopessba é um exemplo do que a agricultura familiar da Bahia é capaz de oferecer: inclusão produtiva com inovação, geração de renda e valorização de quem vive da terra.
Ver a cooperativa chegar à sua primeira Páscoa com uma produção expressiva de chocolates é a prova de que o investimento certo transforma realidades.
O Governo do Estado segue firme no compromisso de fortalecer esse modelo de produção que respeita as pessoas, o meio ambiente e promove desenvolvimento sustentável”, afirma o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso.
“Foi com o apoio do Governo do Estado, por meio da SDR/CAR, que conseguimos fazer a nossa primeira Páscoa.
São todos esses equipamentos, mas também toda a nossa rede de produção, que vai desde o agricultor, produzindo e beneficiando o cacau, até a nossa fábrica, onde produzimos o melhor chocolate”, destaca Carine Assunção, gestora da cooperativa.

Os chocolates da Coopessba são produzidos sob a marca Natucoa, com foco na produção vegana e sustentável, respeitando a natureza e valorizando o trabalho coletivo das famílias agricultoras.
A cooperativa compartilha esse cenário de valorização do cacau com outras iniciativas bem-sucedidas no estado, como a Bahia Cacau, que também aposta em chocolates diferenciados produzidos por agricultores familiares.