Janeiro Roxo: campanha de prevenção à hanseníase destaca importância de tratamento em casos avançados da doença

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu na manhã desta quarta-feira (14) mais uma ação da campanha Janeiro Roxo, voltada à conscientização e prevenção da hanseníase.

Texto e foto: Secom PMVC.

A campanha tem como principal objetivo reforçar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da doença, que ainda carrega estigmas e preconceitos sociais.

Além de rodas de conversa promovidas na unidade, a campanha ofereceu testagens rápidas para HIV e hepatites virais e manteve a ênfase em alertar a população de que a doença é tratável e curável, mesmo em casos avançados.

Paciente de hanseníase do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, Sonaide Sousa, conta que apresentou um quadro avançado da doença ao procurar o centro em 2022.

Ela também relata o preconceito sofrido e a experiência de superação com o auxílio dos profissionais da SMS.

“Apresentei um quadro grave da enfermidade, e após iniciar o tratamento, estou curada.

Sempre que me viam com as manchas, as pessoas me tratavam mal.

É preciso entender que o tratamento é eficaz e essencial”, esclareceu Sonaide.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Amanda Lima, reforçou que as ações de conscientização e ampliação do tratamento da hanseníase são realizadas durante todo o ano pela SMS.

“Estamos aqui hoje para dar visibilidade ao serviço e para conscientizar a população sobre a prevenção e o tratamento da hanseníase”, enfatizou Amanda.

A ação desta quarta teve como convidado o educador físico da SMS, Uanderson Pereira, que conduziu uma sessão de alongamento voltado ao bem-estar físico dos participantes.

“O alongamento é essencial para a regulação do sistema nervoso e promove relaxamento. Além disso, proporciona uma interação saudável entre os usuários do serviço”, comentou Uanderson.

A campanha Janeiro Roxo não se limita ao mês de janeiro.

As ações de conscientização e tratamento seguirão com um aprimoramento da qualificação dos profissionais de saúde ao longo de fevereiro, além de eventos na rede de saúde local.

O Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária fica localizado na Praça João Gonçalves, no Centro da cidade, junto ao Caav e próximo à Prefeitura Municipal, e conta com uma equipe multidisciplinar para atender pacientes com hanseníase e tuberculose.

Equipe do Centro