Jovens judocas conquistenses garantem vaga no Campeonato Brasileiro Sub-15

Juan Carrera. Foto acervo pessoal
Maria Ester. Foto acervo pessoal

Com apenas 13 anos, Juan Carrera e Maria Ester levam o judô conquistense ao cenário nacional e mobilizam apoio da comunidade para representar a cidade em João Pessoa

Dois jovens talentos do judô de Vitória da Conquista conquistaram classificação para o Campeonato Brasileiro Sub-15, que será realizado entre os dias 2 e 4 de outubro, em João Pessoa (PB).

Os atletas Juan Carrera e Maria Ester, ambos de 13 anos, representarão a Bahia na competição nacional.

A vaga foi conquistada durante a super etapa realizada em Castro Alves, no último dia 19 de julho, onde os dois judocas se destacaram com atuações de excelência.

O resultado confirma a força da nova geração do judô conquistense.

Para Juan Carrera, a participação marca sua terceira experiência em campeonatos brasileiros.

Praticante da modalidade desde os quatro anos, o atleta acumula um currículo expressivo para a idade, tendo disputado o Brasileiro Sub-13 em Curitiba (2024) e o Brasileiro Regional em Salvador (2025).

Já Maria Ester, que pratica judô há apenas dois anos, terá sua segunda participação em uma competição nacional.

Em março deste ano, ela já havia disputado o Brasileiro Regional em Salvador, mostrando rápida evolução e firme determinação em trilhar seu caminho no esporte.

Os dois são treinados pelo professor Mateus Dória, que vem desempenhando um importante papel no fortalecimento da modalidade em Vitória da Conquista.

Para ele, a classificação é resultado da dedicação dos atletas, mas também da retomada de um trabalho para recolocar a cidade no mapa das competições nacionais.

“Juan e Maria são exemplos de dedicação e disciplina. Eles mostram que, mesmo muito jovens, é possível alcançar grandes resultados quando existe empenho e apoio”, destaca o sensei.

“Essa conquista não é apenas deles, mas de toda a comunidade conquistense, que volta a ver seus atletas brilhando em nível nacional”.

Além da preparação técnica, o desafio agora é viabilizar a viagem e estadia para a competição.

“Nós acreditamos no potencial de Juan e Maria, mas sabemos que, sem apoio, fica muito difícil custear todas as despesas de uma competição nacional”, afirma Ricardo Marques, pai de Juan.

“Esse é um momento importante para que a comunidade se una ao esporte, investindo não só no futuro dos nossos filhos, mas também no fortalecimento da imagem de Vitória da Conquista no cenário nacional”, afirma.–

Ana Paula Marques Assessoria de Imprensa – Jornalista DRT 0006148/BA