Justiça condena homem preso em Vitória da Conquista por maus tratos a pássaros silvestres
Redator: Gabriel Pinheiro (DRT-BA2233)
Sebastião Peres de Oliveira foi condenado a indenizar o Fundo Municipal do Meio Ambiente de Vitória da Conquista em R$ 7.695,00 pelos danos ambientais decorrentes da posse e transporte de 57 pássaros silvestres da fauna brasileira, em situação de maus-tratos e sem licença ambiental.
A decisão da 2ª Vara Cível de Vitória da Conquista atendeu um pedido do Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Karina Gomes Cherubini, e tem o objetivo de cobrir os gastos com a recuperação dos pássaros até sua devolução ao meio ambiente.
A decisão cumpre ainda um papel didático. “Serve como desestímulo a novas condutas degradadoras”, afirmou a promotora de Justiça, apontando ainda que há custos irrecuperáveis, como a morte de um dos pássaros e o tempo de restrição indevida dos animais.
O crime aconteceu em outubro de 2013, quando Sebastião foi autuado pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente de dos Recursos Hídricos (Ibama), enquanto transportava os 57 pássaros silvestres no km 880 da BR 116, em Vitória da Conquista.


Você precisa fazer login para comentar.