Liderança estudantil reforça protagonismo de jovens

Foto: Ibsen Santos.GOVBA
O governador Rui Costa fez o convite já no primeiro dia de gestão para que todos se unissem pela melhoria da educação pública na Bahia. Os estudantes se destacam os primeiros a se mobilizar. Por meio do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, eles atenderam ao chamado para a eleição de líderes de classe promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Neste dia do Estudante (11 de agosto), os 15.138 líderes e 14.946 vice-líderes eleitos comemoram as mudanças que o exercício da liderança está promovendo nas escolas onde estudam e, principalmente, na vida de cada um deles. Um exemplo é Diego dos Santos, aluno 2º ano do ensino médio, do Colégio Estadual de Brumado que tem participado ativamente das ações desenvolvidas na escola.

“Desde que fui eleito [líder de classe], venho participando regularmente de reuniões e palestras que buscam ouvir os líderes e mostrar o conceito de liderança”, conta Diego. “Numa escola com mais de mil estudantes é preciso que tenham pessoas que possam apresentar ideias e propostas pelos colegas. Nesse processo percebi que eu podia ajudar nesse sentido e, em tão curto espaço de tempo, já estou mais maduro”.

A líder do 2º ano, Deisiane Carmo dos Santos, do Colégio Estadual de Vila de Abrantes, em Camaçari, cita o processo democrático e do quanto já aprendeu com o exercício da liderança. “Já tivemos quatro reuniões com a direção e funcionários e estão sendo bem produtivas”.

De acordo com ela, “estamos indicando algumas melhorias que podem ser realizadas na escola, e a relação está ótima, principalmente com os colegas”. A aluna ainda destaca a importância da representação dos estudantes. “É fundamental que haja uma liderança que pode organizar as sugestões e opiniões da turma. Assim podemos ser mais fortes nas reivindicações”.

Sugestões 

Desenvolvendo um projeto concreto, a estudante do 3º ano, Ione Santos, do Colégio Estadual Américo Simas, em Lauro de Freitas, ressalta as propostas apresentadas à gestão escolar. Ela conta que, na primeira reunião, foram apresentadas duas sugestões – a criação de um jardim e a reforma do banheiro feminino. “Esperamos estar contribuindo no trabalho para melhorar a escola, e sabemos que é apenas o começo que deve ser seguido por todos os colegas”.

Este ano a Secretaria da Educação realizou a primeira eleição geral para escolha dos líderes e vice-líderes de classe da rede estadual de ensino. Os estudantes eleitos têm a função de ser os interlocutores da turma junto à comunidade escolar, articulador e propositor de melhorias para a ambiência na unidade de ensino.

A proposta, que faz parte do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, busca incentivar o protagonismo juvenil, fazendo com que os alunos se envolvam nas ações realizadas nas escolas e contribuam para a gestão democrática e participativa.