MEC anuncia os 15 melhores cursos de graduação no modo brasileiro EaD

Ensino a Distância: Curso “Educação de Crianças e Jovens com Deficiência Múltipla e Deficiência Sensorial”
O curso de aperfeiçoamento totalmente em Ensino a Distância “Educação de Crianças e Jovens com Deficiência Múltipla e Deficiência Sensorial” da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) irá contribuir com a formação de professores e outros profissionais visando alcançar melhor qualidade na educação e inclusão de crianças e jovens com Deficiência Múltipla e Deficiência Sensorial (DMU/DS).
O objetivo do curso é melhorar a qualidade da educação e reabilitação de crianças e jovens com Deficiência Múltipla e Deficiência Sensorial (DMU/DS).
O curso é elaborado por profissionais da Perkins School for the Blind, de Boston, EUA, com mais de 30 anos de experiência a nível mundial.
O corpo docente é formado por profissionais da Santa Casa de São Paulo e por profissionais formados pela Perkins School for the Blind.
Atividades práticas incluem a observação de vídeos de crianças e jovens com DMU/DS, e orientação à distância na atuação junto à sua criança/jovem de estudo.
O público-alvo são professores (de sala regular, de AEE, de universidades) ou outros prestadores de serviços (assessores pedagógicos, profissionais da área da saúde que apoiam a inclusão); administradores educacionais (coordenadores, diretores e gestores de escolas) e funcionários de governo, supervisores ou diretores de educação especial, seus assessores ou assistentes; fisioterapeutas; terapeutas ocupacionais; fonoaudiólogos; psicólogos e psicopedagogos.
A carga horária é de 200 horas em Ensino a Distância. O certificado será emitido pela FCMSCSP e pela Perkins School for the Blind.
Informações e inscrições: http://fcmsantacasasp.edu.br/educacao-de-criancas-e-jovens-com-deficiencia-multipla-e-deficiencia-sensorial/
Os 15 melhores cursos EaD de graduação, segundo o MEC
Segundo o Quero Bolsa, modalidade puxou crescimento de matriculados, na última década
Pela primeira vez, o ensino superior a distância (EaD) superou a modalidade presencial em cursos com a nota máxima no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Segundo a avaliação, 2,7% dos cursos EaD receberam a nota 5 do MEC contra apenas 1,6% dos presenciais. Em 2017, essas taxas eram de 0,4% e 2,4%, respectivamente.
O CPC é composto por: nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Indicador de Diferença entre o Desempenho Esperado e Observado (IDD), o Perfil dos Professores (regime de trabalho e titulação) e questionário aplicado aos estudantes sobre percepções do processo formativo.
EaD vem crescendo no Brasil
A melhor avaliação acontece em sincronia com o aumento do ingresso de alunos entre 17 e 24 anos (idade considerada ideal para cursar faculdade) no EaD. Segundo levantamento da equipe de Inteligência Educacional do Quero Bolsa, a presença nessa faixa etária saltou de 7,27%, em 2010, para 22,09%, em 2018.
“O EaD atraia alunos mais velhos pela utilidade prática de um diploma, como uma promoção no trabalho. Ele virou uma alternativa para os jovens com perda de renda e alto desemprego”, explica Pedro Ballerine, diretor de Inteligência Educacional do Quero Bolsa.
Entre 2015 e 2018, os matriculados no EaD passaram de 1,39 milhão para 2,05 milhões, enquanto, caíram de 6,64 milhões para 6,39 milhões no presencial.
15 cursos EaD com nota máxima do MEC
- Marketing – UniCarioca;
- Gestão Comercial – Estácio;
- Administração – UCB;
- Gestão Pública – UNINASSAU;
- Marketing – EBAPE/FGV;
- Gestão de Qualidade – UNINASSAU;
- Gestão Comercial – EBAPE/FGV;
- Processos Gerenciais – EBAPE/FGV;
- Gestão Pública – EBAPE/FGV;
- Gestão Pública – UNA;
- Secretariado Exec utivo – UNINTER;
- Gastronomia – UNINASSAU;
- Gastronomia – Anhembi Morumbi;
- Gestão Pública – EBAPE/FGV;
- Gestão Comercial – FTEC.
Sobre o Quero Bolsa
Quero Bolsa (https://querobolsa.com.br) conecta alunos a IES, oferecendo vagas e bolsas de estudo em cursos de Ensino Superior, Ensino Básico, Idiomas e Intercâmbio. Em um cenário em que apenas 15,7% dos adultos concluíram a graduação, segundo IBGE, ele já gerou uma economia de mais de R$ 1,3 bilhão para alunos do país. Atualmente, são mais de 6 mil escolas parceiras, 1.600 instituições de ensino superior, 2.500 de ensino básico, e mais de 10 mil opções de cursos de idiomas e 50 mil de intercâmbio.

Você precisa fazer login para comentar.