Médica baiana ganha destaque internacional em evento de transplantes na Índia

Texto e imagem: Assessoria de Comunicação Hospital Geral Roberto Santos

A gastro-hepatologista Lourianne Cavalcante, coordenadora Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), é destaque na imprensa indiana ao participar da inauguração de um novo Centro de Transplantes em Coimbatore, no estado de Tamil Nadu, Sul da Índia.

Texto e imagem: Assessoria de Comunicação Hospital Geral Roberto Santos

Convidada pelo médico  Arun Sanyal, chefe do maior Instituto de Fígado e Transplante da Virgínia, nos Estados Unidos, Lourianne integrou uma comitiva internacional que participou de conferências e do Congresso Internacional de Diabetes, discutindo os impactos das doenças hepáticas relacionadas ao metabolismo.

“Vim a convite do Dr. Sanyal, que é uma referência mundial em doenças metabólicas.

Aqui, discutimos como as doenças hepáticas afetam outros órgãos e os desafios globais para enfrentá-las”, destacou a médica.


Texto e imagem: Assessoria de Comunicação Hospital Geral Roberto Santos

Durante sua participação na Índia, a médica baiana observou semelhanças entre os contextos brasileiro e indiano no enfrentamento das doenças do fígado.

“A Índia é um dos países mais populosos do mundo e compartilha com o Brasil o crescimento preocupante de doenças hepáticas.

A doença hepática alcoólica e a esteatose hepática metabólica (gordura no fígado) são hoje as principais causas de indicação para transplante nesses países”, afirmou.

Segundo Lourianne, a fila de pacientes com cirrose aguardando por um transplante é crescente, tanto na Índia quanto no Brasil, e as equipes médicas estão empenhadas em qualificar ainda mais o atendimento. “As equipes de gastroenterologia, hepatologia e cirurgia aqui na Índia têm trabalhado intensamente para melhorar os desfechos clínicos e ampliar o acesso ao transplante”, pontuou.

Sanyal reforça a importância do intercâmbio de conhecimentos para o fortalecimento global da assistência em saúde.

“Ele tem deixado um legado importante de capacitação de equipes voltadas ao cuidado do fígado, e essa missão ganha ainda mais relevância em países como a Índia ”, concluiu a médica.

Atualmente, a médica Lourianne Cavalcante  está nos Estados Unidos como professora visitante e pesquisadora no Stravitz-Sanyal Institute for Liver Disease and Metabolic Health, localizado em Richmond, Virgínia.

O instituto é reconhecido por liderar avanços no entendimento de doenças hepáticas, especialmente aquelas relacionadas à obesidade, diabetes e outras disfunções metabólicas.