Ministério da Saúde realiza campanha de prevenção de HIV/AIDS

Dezembro Vermelho: Ministério da Saúde realiza campanha de prevenção e conscientização de HIV / AIDS
Em todo o Brasil, o mês de dezembro é dedicado à realização de ações voltadas à prevenção e conscientização sobre o vírus HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A campanha Dezembro Vermelho também tem como objetivos promover os direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV, além de combater o estigma da doença.
Em Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav), realiza todos os anos a campanha em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, que é comemorado em 1º de dezembro.
Com o tema “A epidemia de Aids acabou”, o objetivo principal da campanha é fazer o diagnóstico precoce e sensibilizar sobre o uso do preservativo em todas as relações sexuais, bem como manter os pacientes já diagnosticados em uso regular da Terapia Antirretroviral (Tarv).
Coordenadora do Caav em Vitória da Conquista, Edilane Borges, destaca a importância do Dezembro Vermelho para levar informações à toda a população, mostrando que o vírus HIV e a Aids seguem presentes no dia a dia.
“É necessário mostrar à comunidade que o vírus está aí, o HIV ainda existe, a Aids ainda existe.
É importante veicular informações sobre o HIV e sobre as formas de prevenção à infecção.
Vamos sensibilizar a população a usar preservativo em todas as relações sexuais, fazer uso da PrEP, que é uma ferramenta que o Ministério da Saúde vem investindo muito, que é a Profilaxia Pré-Exposição, e também o acesso ao teste rápido, porque permite fazer o diagnóstico precoce, e com isso evitamos o adoecimento por Aids”.
O Caav estará realizando ações que visam o combate da doença por meio de campanhas de prevenção e testagem, tendo em vista que são estratégias efetivas para evitar ou minimizar o risco de adoecimento da população.
Neste sentido, o Centro realizará ações em todo município:
- Intensificação de testagem na unidade e em ações externas;
- Educação permanente com profissionais de saúde das unidades prisionais, CAPS AD, consultório na rua, profissionais médicos e enfermeiros da atenção básica e rede privada;
- Educação permanente com profissionais da CCIH e Núcleo de Vigilância Hospitalar dos hospitais públicos e privados do município;
- Educação permanente com profissionais médicos e enfermeiros das maternidades públicas e privadas do município;
- Intensificação de testagem em profissionais do sexo, usuários de drogas, pessoas vivendo em situações de rua e pessoas privadas de liberdade.
- A campanha do Dezembro Vermelho vai ao encontro das metas do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que buscam até o ano de 2030: diagnosticar 95% das pessoas que vivem com HIV, tratar 95% das pessoas diagnosticadas e zerar a carga viral de 95% destas, contribuindo para quebra na cadeia de transmissão e favorecendo uma melhor qualidade de vida às pessoas que convivem com o HIV.
Por se tratar de uma doença que passa por períodos silenciosos, sem presença de sintomas, é recomendável que todas as pessoas sexualmente ativas realizem o teste rápido de HIV.
A prevenção ainda é o melhor remédio. No município de Vitória da Conquista, foram diagnosticados 197 casos de HIV no ano de 2024.
Em 2025, de janeiro a outubro, são 171 casos diagnosticados. Referente aos óbitos por HIV/Aids, foram registrados no Sistema de Informação Sobre Mortalidade 18 óbitos no ano de 2024, e em 2025, até outubro, 12 óbitos tendo como causa básica HIV/Aids.
Ações do Dezembro Vermelho:
01/12/25 – Dia D de combate ao HIV
Local: Praça Nove de Novembro
8h30 às 14h
01/12/25 – Roda de conversa
Local: Ufba
Horário: Noite
01 a 05/12/25 – Intensificação de testagem
Local: Caav
Horário: 8h às 11h – 13h30 às 16h
08 e 11/12/25 – Educação permanente com médicos, enfermeiros, odontólogos da atenção básica; profissionais da equipe de saúde das unidades prisionais e consultório na rua
Local: Auditório da OAB
Horário: Manhã e tarde

Você precisa fazer login para comentar.