Montevidéu: Vitória da Conquista participa de etapa do “Ciudades al Mundo 2025”

A Prefeitura de Vitória da Conquista está entre os municípios latino-americanos que participam da etapa presencial do curso internacional “Ciudades al Mundo 2025”, realizada nos dias 10 e 11 de dezembro, em Montevidéu, no Uruguai.
A cidade é representada pela coordenadora do Centro de Governança dos ODS da Casa Civil, Ludmila Araújo, que integra a programação ao lado de gestores de diferentes países.
A formação é promovida pela Rede Mercociudades, com o apoio da Universidad Nacional de Córdoba, da Agência Uruguaia de Cooperação Internacional e do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe.

Antes do encontro presencial, os participantes passaram por três meses de atividades virtuais, com aulas, debates e estudos voltados à internacionalização de políticas públicas e ao fortalecimento da Agenda 2030.
Um dos desafios propostos pelo curso foi a criação de um projeto de cooperação entre territórios.
Vitória da Conquista apresentou o “Vitória da Conquista–Córdoba: Internacionalización y Gobernanza Local para la Agenda 2030”, desenvolvido em colaboração com a Secretaria de Extensão da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina.
A iniciativa busca ampliar a troca de conhecimentos e de metodologias entre os dois territórios, além de consolidar as ações municipais relacionadas aos ODS.

Segundo o secretário chefe da Casa Civil, coronel Ivanildo da Silva, Vitória da Conquista tem sido exemplo para o Brasil e para outros países em boas práticas de governança, com uma gestão que se preocupa com o desenvolvimento sustentável, com os impactos das transformações pelas quais o planeta passa.
“Dos cinco projetos selecionados nesse encontro, o único do Brasil foi o de Vitória da Conquista, e para nós é gratificante porque demonstra o esforço do Governo Municipal em cumprir as metas estabelecidas pelos ODS”.
Coronel Ivanildo – chefe do Gabinete Civil
A proposta conquistense ficou entre as cinco selecionadas para apresentação final em Montevidéu, o que garantiu a participação do município na etapa presencial.
No Uruguai, além de expor o projeto, a representante do município participa de encontros sobre governança internacional, descentralização e inovação em políticas públicas, além de realizar articulações com órgãos e instituições parceiras.
Os debates acontecem em espaços estratégicos, como o edifício do Mercosul e o prédio da Presidência da República do Uruguai.
Ao integrar a programação, Vitória da Conquista reforça sua estratégia de internacionalização e expande sua atuação em redes de cooperação regional, abrindo caminhos para novas oportunidades de desenvolvimento sustentável e troca de experiências com outros governos locais.

Você precisa fazer login para comentar.