Mostra Cinema Conquista ano 9


Com o objetivo trazer para Vitória da Conquista as maiores novidades do cinema nacional do último ano, a Mostra Cinema Conquista – Ano 9 irá promover a exibição de 53 produções audiovisuais brasileiras. Desses filmes, 17 são longas-metragens e 36 são curtas-metragens. Em vários formatos, temas e gêneros, os filmes serão exibidos no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em alguns bairros e distritos da cidade.

Longas-metragens – São cinco documentários, uma animação e 11 longas de ficção, de diversas partes do Brasil: predominantemente produções do Rio de Janeiro e São Paulo, seguidas por três longas baianos, um cearense e um pernambucano.

O curador da Mostra, João Carlos Sampaio comenta: “fizemos uma seleção de qualidade, com filmes novos, que se destacaram nos festivais de cinema deste ano, e sempre com a preocupação na experiência da autoria. Não teria sentido estar na terra de Glauber Rocha se não estivéssemos pensando nesse tipo de filme: de autoria e de originalidade”.

Destaque para os premiados: Super Nada, de Rubens Rewald (Festival de Gramado, Festival do Rio); Entre Vales, de Philippe Barcinski (Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo); O Dia que Durou 21 Anos, de Camilo Tavares (29º Long Island Film Festival – NY); e Dossiê Jango, de Paulo Fontenelle (Festival do Rio, Mostra Tiradentes, Mostra DocFAM).

A seleção dos filmes contempla o que de melhor foi apresentado nos festivais de cinema recentes, em evidência estão: Éden, de Bruno Safadi e A Coleção Invisível, de Bernard Attal, que vieram diretamente do Festival de Gramado, neste mês de agosto. Doce Amianto, de Guto Parente e Uirá dos Reis, filme de maior destaque no Festival de Tiradentes; Mazzaropi, de Celso Sabadin, só exibido no Cine PE, chegando a Conquista para sua primeira exibição na Bahia.

Henrique Dantas, diretor de Sinais de Cinza, estará presente para abrir a Mostra Cinema Conquista. Além dele, contaremos também com as presenças especiais de outros cineastas, como Caetano Dantas, com o filme de carreira já consolidada, O que Se Move, dentre outros, que virão a Conquista apresentar seus filmes e participar das discussões do Papo de Cinema. A programação completa de longas está no site: http://mostracinemaconquista.com.br/2013/?page_id=984

 

Curtas-metragens – A Mostra traz um total de 36 curtas, também vindos de diversos estados brasileiros, dentre eles: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso. Além disso, são 12 filmes baianos, sendo que cinco são produções de Vitória da Conquista.

Destaque para dois curtas-metragens que representaram o Brasil no Festival de Cannes: Pouco Mais de Um Mês, de André Novais, que estará presente no nosso evento para contar sobre a experiência em Cannes; e Pátio, de Aly Muritiba.

Dentre os conquistenses estão: Madrigal de Memórias; A Menina que Queria ser Mágico, ambos de Patrícia Moreira. E três dos vídeos premiados no IV Prêmio Glauber, do Colégio Sacramentinas: Holocausto, o extremo da humanidade, de Bruno Novais, Maria Carolina Oliveira, Pedro Sampaio, Thales Ribeiro; Os Perkins, de Filipe Brito e Guilherme Marques; e Charlote Rousseau, de Daniel Biurrum e Amanda Ilara Figueiredo.

Para João Carlos Sampaio, curador da Mostra, “a seleção de curtas está bastante diversificada, com um bom volume, tentando cumprir a função de fazer uma retrospectiva de tudo que se produziu de melhor no Brasil no último ano”.