MTE lança edital para selecionar Projetos de Qalificação Social e Profissional
As propostas devem ser enviadas até o dia 12 de maio por meio da plataforma transfereGov
Ministério do Trabalho e Emprego acaba de lançar o edital de chamamento público que selecionará organizações da sociedade civil para a execução de cursos no âmbito Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ).
As propostas, junto com a documentação, devem ser enviadas até às 23h59, do dia 12 de maio, por meio da plataforma transfereGov.
Serão selecionados 20 projetos que vão disponibilizar 15 mil vagas para qualificação social e profissional de trabalhadores e trabalhadoras para iniciarem ainda no ano de 2024.
Os projetos apresentados deverão priorizar o atendimento à inclusão da diversidade humana, às populações vulnerabilizadas, à promoção da equidade de gênero, o combate ao racismo e a todas as formas de preconceito e discriminação, conforme o público definido no edital.
Os cursos ofertados devem contemplar a carga horária total de 100 horas, sendo 40 horas para os conhecimentos básicos e 60 horas para os conhecimentos específicos.
O plano de trabalho proposto deve ter um cronograma contendo a meta de qualificação e a especificação da quantidade de alunos, curso, carga horária, valor da meta, data de início e término previstas, bem como o detalhamento das etapas de cada meta.
Acesse o Edital de Chamamento nº 4/2023, de 10/04/23 aqui e participe:
https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-de-chamento-publico-n-4/2024-semp/mte-553294506
Programa Manuel Querino
Instituído em 2023 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o PMQ já firmou parcerias com 12 universidades e oito institutos federais para a qualificação de 33.760 trabalhadores e trabalhadoras em 13 estados do Brasil.
Os primeiros cursos iniciaram no mês de abril, em cinco cidades na região do Grande ABC, em São Paulo.
O Programa também aprovou os Planos de Ações e Serviços (PAS) de 20 entes, com mais de 52 mil vagas que serão ofertadas pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE) espalhadas nas regiões brasileiras.
“O objetivo do PMQ é contribuir para o acesso ao trabalho decente, emprego e renda dos trabalhadores e trabalhadoras”, destacou o secretário de Qualificação, Emprego e Renda, Magno Lavigne.
O PMQ é executado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), de acordo com as resoluções do Conselho Nacional do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).
Você precisa fazer login para comentar.